A prática de exercícios físicos, acompanhamento médico e alimentação saudável são fundamentais para uma gravidez tranquila, tanto para a mamãe quanto para o bebê.
De acordo com a fisioterapeuta Tayla Perosso de Souza, mestra em ciências da saúde e especialista em reabilitação aplicada ao esporte, a gestante que tiver liberação médica pode, por exemplo, se inscrever no pilates.
“Esta prática esportiva alivia as dores nas costas e nas pernas causada pelo aumento do peso. Ela estimula a circulação sanguínea, reduzindo edemas (inchaço). Evita picos de pressão alta. E, prepara o corpo da mulher para o parto, principalmente, o parto normal”, explica Tayla.
Isto porque, segundo ela, é realizado um trabalho da força dos músculos que auxiliam a expulsão do bebê, como abdômen e assoalho pélvico. Além de exercícios de mobilidade da pelve que auxilia na dilatação do canal vaginal.
“A futura mamãe, que é praticante de alguma atividade física, tem também menor chance de apresentar diástase abdominal, que é uma pequena abertura muscular que ocorre no abdômen. E evita a incontinência urinária, causados por estiramento e dificuldade de retorno da musculatura do abdômen e assoalho pélvico”.
Outra alternativa para se exercitar é participar de aula de alongamento. Porém, antes de se matricular em uma academia é importante saber que todos os exercícios devem ser adaptados para cada mamãe.
“É necessário respeitar a situação física e emocional da gestante e o seu período gestacional. Exercícios realizados sem supervisão de especialistas podem causar aborto”, alerta Tayla.
Ela informa ainda que após o nascimento é recomendado dar continuidade aos exercícios para recuperar a boa forma física. Esta atividade pode ser compartilhada com o bebê, como no Baby Pilates.
Para a fisioterapeuta, atividades feitas em parceria com os filhos elevam o vínculo afetivo e ajuda no desenvolvimento psicomotor da criança. “A ideia é adaptar as aulas para esta dupla, que terá de ter paradas para amamentação e muitos momentos de descontração”, diz.
Deixe um comentário