Simplesmente Vinho

Leilão de Vinhos dos Hospices de Beaune

23/05/2015
Leilão de Vinhos dos Hospices de Beaune | Jornal da Orla
Enoleitores,

Esta semana vamos falar de uma curiosidade que tornou a nos despertar após ver o documentário Grande Leilão dos Hospices de Beaune no computador, e me encantou desde que eu visitei o local em 2005. Curioso, sempre quis entender melhor sobre o que acontece desde cerca de 1443 na Borgonha, França, quando foi criado  este hospital com objetivo de benemerência, também conhecido como Hostel -Dieu , em que a comunidade se engajou, e, unindo -se a religião por meio de irmãs de caridade e de viticultores , passou a apoiar a ideia do Duque da Borgonha, Nicolas Rolin, e Guigone de Salins sua esposa, fundadores  desta obra. 

Apaixonados por vinhos, aderiram à ideia de cuidar de vinhedos de modo que dessem vinhos de boa qualidade e que a renda fosse revertida para a manutenção do hospital e outras obras assistenciais ligadas ao grupo e à comunidade. Os hospices têm um domínio de vinhedos próprios. O hospital foi logo incorporado à cidade, já que está localizado bem no centro de Beaune e arquitetonicamente é uma obra bastante bonita, trazendo um charme especial ao pedaço.

O duque, um apaixonado por vinhos, ordenou que deixassem apenas as boas videiras e tirassem as ruins,  para garantir um bom produto final e a uva escolhida foi a da casta pinot noir. Em torno de 1450,os borgonheses adotaram de tal maneira a ideia que tanto pessoas mais simples como mais posicionadas doaram pedaços de terra, vinhas, fazenda e outros bens para o hospital.

Segundo o enólogo da casa Roland Masse, nos últimos 50 anos a propriedade do hospices cresceu por toda a região da Borgonha recebendo vinhedos em diversas comunas. Com exceção de Chablis, hoje a grande maioria de vinhos é de tintos e pequena porcentagem de brancos da uva Chardonnay, e possuem atualmente 60 hectares de vinhas.

Claro que atualmente o hospital funciona em outra sede e , esta histórica é mantida como museu de visitação pública e abriga um leilão anual, sempre no início de novembro, pois a safra deles deve ser uma das primeiras a ser apresentada. O intuito é garantir boas vendas por meio de um leilão, em que praticamente todos os produtores da Borgonha, assim como de diferentes regiões da França, costumam se fazer presentes. Atualmente este é conduzido pela companhia inglesa Christie’s.

Uma curiosidade considerada única no mundo do vinho , já que este é leiloado e apresentado logo no início do processo de vinificação, degustado ainda considerado bruto, ou seja, muito jovem e comprado de maneira também única pelo outros produtores da região, em barricas de 228 litros, o equivalente a 300 garrafas,  que ainda ficarão evoluindo por 18 meses, e só depois, engarrafados, descansam até serem enviados à comercialização. A renda desta venda é totalmente revertida à benemerência, assim como os administradores do atual hospital não são remunerados de forma alguma. Para o público que compra é importante saber que ao se deparar com o nome Hospices de Beaune no rótulo, junto ao do produtor, pode-se confiar de que este é mesmo um bom produto com um bom direcionamento que tanto enriquece e valoriza a região assim como o mundo do vinho.

Espero que tenham gostado!

Enoabracos é uma ótima semana a todos!