A arquiteta e consultora da Telhanorte Conceito, Sabrina Campos, explica que a primeira coisa que deve ser observada antes de pensar no projeto de decoração é a personalidade da mulher que vive no ambiente, ou seja, se é clássica, moderna ou básica, evitando cometer erros na escolha dos elementos decorativos. “Em caso de mulheres clássicas, notamos que, por mais que apreciem o vintage, elas não ficam presas no tempo e sempre se atualizam com as novidades. Esse perfil feminino mantém a preferência aos detalhes e, para isso, devem ser escolhidos tons sóbrios de bege, cinza, marrom, preto e branco, para serem acompanhados de estampas de flores, arabescos e listras”, indica.
Quando a moradora é uma mulher moderna, com um perfil independente e despojado, são indicadas tonalidades mais vibrantes, como azul, rosa, lilás e vermelho, além das estampas geométricas ou abstratas.
“Quanto às mulheres básicas, nota-se que elas tendem a apreciar cores e estampas neutras e delicadas, mantendo a discrição e o romantismo na decoração. Para esse perfil, são indicados os tons de branco, bege e preto, com superfície lisa e pouca textura”, acrescenta Sabrina.
As estampas de flores e bolinhas, além dos tecidos de textura delicada, como linhos e sisal, combinam com o universo feminino. Além dos porta-retratos, os vasos, enfeites, almofadas e mantas são indicados para proporcionar elegância e delicadeza. Outro item presente no ambiente feminino é o espelho. Nesse caso, Sabrina orienta quanto ao uso das molduras adequadas para cada tipo de decoração. “Antes da escolha da moldura, é essencial avaliar o lugar como um todo para, em seguida, escolher a peça, que pode ser colorida, com arabescos ou até mesmo sem moldura alguma, se for o caso”, conclui a especialista.
Deixe um comentário