A Banda Sinfônica de Cubatão estreia novo espetáculo neste sábado (23), às 20h30: o concerto “Rhapsody in Blue” será destaque no Bloco Cultural da Cidade (Pça. dos Emancipadores, s/nº), com entrada gratuita. A apresentação traz o legado de importantes compositores do gênero erudito, começando por George Gershwin, cuja música dá nome ao concerto sabático.
“Rhapsody in Blue” é a obra de maior destaque de Gershwin e de grande importância para o repertório sinfônico mundial. Tem uma característica peculiar que é a fusão da linguagem clássica com a popular. O compositor nova-iorquino é um dos precursores dessa prática, quando traz para o palco aspectos sonoros da música urbana norte-americana numa roupagem sinfônica, rompendo barreiras entre essas duas vertentes.
Essa música ainda traz outra surpresa, a participação de Lucas Gonçalves no piano. O músico cubatense é formado pela Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão e atualmente cursa Faculdade de Música na Universidade de São Paulo, USP. É vencedor de vários concursos e dono de uma carreira promissora.
O repertório ainda inclui “Sonatina”, do húngaro Bela Bartók, com transcrição de Guilherme Sparrapan, que faz parte de um projeto de difusão e acesso da obra desse compositor, trabalho rico desenvolvido pela Sinfônica de Cubatão. “Música for Hamlet”, de Alfred Reed, também é destaque. Baseada na obra literária de William Shakespeare, exige na mesma medida que a literatura interpretação técnica e sensibilidade.
“Symphonic Prelude”, de Mark Camphouse, trata-se de uma página musical que mescla uma sonoridade bastante densa com melodias que exploram ao extremo o potencial timbrístico de um grande conjunto sinfônico de sopros e percussão. “Dance movements”, do inglês Philip Sparke, é uma obra de grande vigor rítmico.
O maestro Roberto Farias afirma que este concerto traz um programa de grande ousadia: “São compositores que integram o repertório de grandes orquestras e bandas ao redor do mundo. É sempre um desafio para os instrumentistas interpretar obras como essas”. Para esta apresentação, a regência será dividida entre o regente-interino Ulysses Damacena, o regente-assistente Leonardo Corassari e o maestro Roberto Farias, coordenador dos Grupos Artísticos.
SERVIÇO
Concerto “Rhapsody in Blue” da Banda Sinfônica de Cubatão | em Cubatão
Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº)
Obras de George Gershwin, Alfred Reed, Bela Bartók, Mark Camphouse, Philip Sparke.
Regência: maestros Ulysses Damacena, Leonardo Corassari e Roberto Farias
Dia 23 de maio| 20h30
Gratuito
Deixe um comentário