Notícias

O recado das panelas

09/05/2015Da Redação
O recado das panelas | Jornal da Orla
Depois de 12 anos no poder, o Partido dos Trabalhadores enfrenta um grande desgaste popular, evidenciado não apenas pela crise econômica, que afeta duramente a vida de parcela considerável da sociedade, como, também, por dois escândalos, o mensalão e o petrolão, que mancham a história do PT.

O desgaste fica claro nas pesquisas de opinião que indicam uma brusca queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff, como, também, nos panelaços e buzinaços registrados em várias cidades brasileiras durante a exibição na televisão do programa político do PT, dia 5.

É inegável que o Partido dos Trabalhadores prestou um grande serviço ao processo de redemocratização no Brasil. Suas bandeiras e lutas e o discurso de seu maior líder, Lula da Silva, foram de grande valia na batalha pela reconquista do estado democrático de direito. Isto é fato.

O problema é que o PT, logo após assumir o governo federal, aliou-se ao que há de pior na política brasileira, velhacos e oportunistas, e aparelhou o Estado para tentar se perpetuar no poder. A velha frase de que os fins justificam os meios, aplicada em Brasília, nos levou ao mensalão e ao petrolão, os dois maiores escândalos da história da República.

Tal como no romance A Revolução dos Bichos, de George Orwell, o PT passou de mocinho a bandido com a velocidade dos tempos modernos. Some-se a isso a incompetência do governo Dilma Rousseff e temos, pela frente, uma grave crise econômica.

Pois é contra o “novo” PT que milhões de brasileiros batem panelas e provocam buzinaços. Se o PT terá a capacidade de se reconstruir, só o tempo dirá, mas o recado das panelas é muito claro: do jeito que está, não dá para continuar!