A Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão conseguiu classificar quatro coreografias para o Festival Passo de Arte Internacional. É o melhor resultado de sua participação até hoje. A seletiva foi neste fim de semana, na Capital. O Passo de Arte é considerado um dos mais importantes festivais de dança do Brasil e tem seletivas nacionais em São Paulo, Minas Gerais e Ceará.
Desta vez, a Cia garantiu o 2º lugar na categoria Trio Livre Avançado com a coreografia “Aquilo que não se vê”, de Natali Camolez. O Duo Livre Avançado da montagem “Além daqui.” também se classificou para a próxima fase da disputa.
Na categoria Solo Livre Masculino, o bailarino Claudionor Alves, que também assina a coreografia, se classificou com “O que dizer do amor”. E Gabriel Rosário com foi indicado como melhor bailarino desta fase por conta da montagem “E agora, José?”, um contemporâneo, em que o artista coreografou o poema de mesmo nome de Carlos Drummond de Andrade. Ele recebeu nota 9,6, alta para este tipo de competição. “Eram 10 bailarinos competindo para a fase internacional e a bateria estava fortíssima. Foi um ótimo resultado para a Cia e para os artistas, separadamente”, comemorou Vanessa Toledo, diretora artística da equipe.
Além dessas quatro classificações, a Cia também vai competir com uma quinta montagem na categoria Conjunto Avançado: “Amores Crônicos”, assinada por Zeca Rodrigues. Um jazz cheio de vigor e uma pitada de romance. A vaga nesta categoria é fruto da boa colocação da Cia no Festival ano passado, quando conquistou o vice-campeonato.
Vale lembrar que a equipe já venceu por duas vezes o Passo de Arte Internacional na categoria Conjunto Avançado em 2013 e 2012, respectivamente, com “42st Street Café” e “A procura de.”. A fase internacional da competição em 2015 acontece em julho, na cidade de Indaiatuba, interior paulista. O Passo de Arte é considerado na atualidade um dos mais importantes festivais de dança do país, reunindo qualitativamente, artistas de vários estados brasileiros, além de reunir bailarinos de vários países da América do Sul.
Deixe um comentário