Notícias

Festa do Jazz em Santos é reconhecida pela Unesco

30/04/2015Da Redação
Festa do Jazz em Santos é reconhecida pela Unesco | Jornal da Orla
Pela primeira vez será comemorado em Santos, o Dia Internacional e Municipal do Jazz, nesta quinta-feira (30). A festa santista está entre as 600 celebrações que acontecem ao redor do mundo reconhecidas pela Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco. 

As comemorações têm início às 18h, na Praça Mauá, ponto de concentração do cortejo liderado pela banda de rua Jazz Walkers, que caminhará pelas ruas do Centro Histórico, convidando o público a recriar a atmosfera mágica da cidade norte-americana de Nova Orleans, considerada como o berço do jazz. 

O cortejo passará pelas ruas Cidade de Toledo, do Comércio e XV de Novembro, indo em direção ao Teatro Guarany, ponto final da apresentação. A partir das 19h, a Jazz Walkers abre a noite de shows no palco do teatro, que receberá também Ricardo Baldacci Trio & Lindy Hoppers (Swing Jazz), Maurício Fernandes Quarteto e Traditional Jazz Band. 

O Dia Internacional do Jazz foi criado em novembro de 2011, pela Unesco. A proposta da agência é manter um diálogo intercultural entre povos, celebrando o Jazz e sua importância sociocultural. 

Todos os anos, o site International Jazz Day (jazzday.com), da Unesco, divulga os encontros que celebram o Dia do Jazz em vários países. Nesta edição, Santos está entre as 600 cidades cujas comemorações são reconhecidas pela entidade.

“Com muita honra, o evento de Santos está cadastrado oficialmente na Unesco que, inclusive, publicou o cartaz de divulgação da celebração em nossa cidade. Dentre as cidades que comemorarão a data no mundo, Santos se torna referência e tem o merecido destaque”, comemora do organizador do evento e produtor cultural Cássio Laranja.


O evento é uma realização da Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz, com apoio do Jornal da Orla. A entrada é franca. O Teatro Guarany fica na Praça dos Andradas, 100, no Centro de Santos. 


História – Historiadores consideram Santos como uma das primeiras cidades a ter uma apresentação de Jazz do mundo. O marco é o show do músico internacional Harry Kosarin e sua jazz band, em 1918, no Miramar (espaço cultural da época, que funcionou entre 1892 e 1934, nas esquinas das avenidas Bartolomeu de Gusmão e Conselheiro Nébias). 

Em 1956, foi fundado o Jazz Clube de Santos, que reuniu um grupo de amigos, de uma forma mais organizada. Depois de uma parada na metade da década de 60, o clube foi reorganizado em 1987, mantendo suas atividades até o ano de 1990.
A data foi instituída pela Lei Municipal nº 2.973, de 14 de março de 2014, que inclui no Calendário Oficial do Município a Semana do Jazz, comemorada de 24 a 30 de abril.