O corpo do ator, dramaturgo e apresentador Antônio Abujamra, de 82 anos, será velado a partir das 18h desta terça-feira (28), no Teatro Sérgio Cardoso, na Rua Rui Barbosa, no bairro Bela Vista, em São Paulo. Ele deixa dois filhos e dois netos.
Vítima de um infarto no miocárdio, Abujmra foi encontrado morto na manhã desta terça, pelo filho Alexandre em sua casa, no bairro Higienópolis. A família aguardava a chegada do filho, o também ator e músico, André Abujamra, para liberação do corpo. André estava em Brasília.
O corpo de Abujamra será cremado na quarta-feira (29), no Crematório de Vila alpina, na zona leste da cidade de São Paulo.
História
Abujamra se formou em filosofia e jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, onde iniciou sua carreira como diretor e critico de teatro. Em 1959, fez estágio em Villeurbanne, na França, com o diretor Roger Planchon.
A estreia profissional foi em 1961, em São Paulo, ano em que dirigiu Raízes, de Arnold Wesker, com Cacilda Becker. No início da década de 1980, engaja-se na recuperação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), com destaque para as obras “Os Órfãos de Jânio”, de Millôr Fernandes, e “Hamletto”, de Giovanni Testori, sendo esta última dirigida por ele no TBC e em Nova York, para o Theatre for the New City.
Antônio era também conhecido por ter interpretado o bruxo Ravengar, na novela “Que Rei Sou Eu?”, da TV Globo.
Comandou o programa Provocações, da TV Cultura, no ar desde 6 de agosto de 2000, onde adotou um estilo audacioso de fazer entrevistas . O programa era exibido todas as terças-feiras, às 23h30, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira, às 4h30. O último programa foi exibido no dia 21 de abril, tendo o humorista Eduardo Sterblitch como convidado .
Deixe um comentário