Para matar os ovos do mosquito não basta secar os reservatórios de água parada – Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter “vivo” por mais de um ano sem água.
Repelentes são paliativos no combate à dengue – Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito resultado no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.
Tomar vitamina B não é a solução para afastar o mosquito – Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B (alho ou cebola também, que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue. Tomar vitamina B pode afastar o mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.
Não é toda picada do mosquito que transmite a doença – Primeiro é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolve a doença. Entre 20% e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.
Borra de café na água das plantas não mata os ovos do mosquito – Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas e sobre a terra no combate ao mosquito. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente.
As larvas do mosquito não se desenvolvem apenas em água limpa – Os ovos também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas têm realmente a preferência pela água limpa. Então, para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.
Deixe um comentário