Enoleitores,
Quem diria? Vinhos da Eslovênia, isso mesmo! Em evento promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers – Litoral Paulista, na terça-feira (24), degustamos alguns vinhos desse país, que se encontra no Leste Europeu, próximo à Áustria, Croácia e Hungria, quase na divisa com o norte da Itália, perto de Trieste.
A Eslovênia produz excelentes vinhos, apesar de não serem tradicionalmente conhecidos. Na região de Primorje, na costa do mar Adriático, que possui um clima mediterrâneo, são produzidos tintos. Já as uvas brancas estão em Prodravje, no pé dos Alpes, que tem um clima mais frio, onde se produzem excelentes vinhos brancos -vivos e aromáticos!
Da Família Puklavec, que produz desde 1934, experimentamos diretamente de seu representante no Brasil estes vinhos, que ainda não se encontram por aqui. Iniciamos com um blend das uvas sauvignon blanc e pinot grigio, da linha Puklavec &Friends. De cor amarelo verdeal e muito aromático, exalava aromas frutados de limão e maracujá -percebi uma presença maior da sauvignhon blanc.
Na sequência, foram servidos vinhos de uma linha especial, Gomila, que são produzidos de um único vinhedo, com colheita manual, em um solo com muita mineralidade. O Gomila 2013 – Sauvignhon Blanc & Furmint é um vinho com aromas de maçã, limão e muito fresco, com uma acidez correta e mais corpo, mesmo sem passar por barricas. Pronto para beber!
O Gomila Furmint 2012, varietal 100%, apresentava aroma muito mineral, lembrando gasolina. No gustativo, leve corpo, ótima acidez e bem equilibrado, deixando final de boca longo. Na minha opinião, o melhor vinho!
O quarto vinho foi um espumante Puklavec & Friends, 100% sauvignon blanc. Elaborado pelo método charmat, apresentava uma perlage fina e cristalina. Ligeiramente doce, com 18% de açúcar, quase uma demi-sec, é muito refrescante e excelente para acompanhar sobremesas.
Encerramos a noite com um tinto P&F – blend de cabernet sauvignon e merlot. Com 14%de álcool, apresentava uma cor vermelho claro, aromas de frutas vermelhas maduras, leve corpo e equilibrado. Um vinho elegante que pede comida.
Os vinhos eslovenos foram uma grata surpresa. São refrescantes, ideais para o nosso clima, para bebermos gelado e possuem um excelente custo. Acredito que, quando chegarem, farão sucesso. Vamos aguardar…
Enoabraços e uma ótima semana!