Enoleitores,
Dando continuidade ao nosso papo da semana passada, em que falamos das dicas para podermos driblar, com prazer e ao mesmo tempo nos refrescarmos com coquetéis à base de espumantes, selecionei outras receitas bem agradáveis para o nosso verão! Esta é uma maneira atual e divertida de curtirmos com charme…
Não poderia finalizar este tema sem uma referência ao legendário Harry’s Bar, de Veneza, famoso local que foi fundado pelo sr. Giuseppe Cipriani, em parceria com um jovem americano seu cliente antigo chamado Harry Pickering, criando e imortalizando diversos coquetéis que se tornaram famosos na Europa, entre eles o Rossini, elaborado assim: Amasse dois morangos em uma coqueteleira com uma colher de chá de açúcar (ou um saquinho de adoçante), misture bem com gelo, gele uma taça flute e preencha com espumante, o correto seria prosecco, mexa e sirva a seguir.
O Tiziano, em que se mescla 50 ml de suco de uvas viniferas natural numa taça previamente gelada completa-se com prosecco, sirva imediatamente. O que se tornou mais famoso foi o Bellini , elaborado com pêssego branco sem casca batido no liquidificador até formar um purê, se preciso pingue um pouquinho do prosecco, coloque numa taça flute gelada e complete com o prosecco, sirva a seguir.
Provem ainda alguns outros coquetéis que aprendi a fazer, como o Agripino, um refrescante drink com espumante e sorvete. É elaborado com vodka (10ml), 1 bola de sorvete de limão, se for siciliano melhor, 40ml de espumante. Leve ao liquidificador o sorvete com a vodca, coloque numa taça flute e complete com o espumante, decore com uma fatia de limão, o ideal para as tardes de verão… Há o de frutas do bosque, também muito agradavel: fatie dois morangos, coloque na taça flute, acrescente 10ml de licor a base de framboesa e 10ml de licor de amora, complete com espumante brut pois este drink torna-se doce. O variante deste drink é o frutas silvestres: um morango em fatias, uma framboesa em fatias, uma amora em fatias , três colheres de sopa de vinho moscatel de setúbal e completa-se com espumante.
Para finalizarmos nossas dicas, vamos ao que considero bem fresco que seria o Menta: coloca-se 10 ml de licor de menta na taça flute e completa-se com espumante brut, decora-se com hortelã…
Se você for daqueles que não gostam de misturar vinho a outros ingredientes, não tem problemas. Use e abuse da sua criatividade, provando as diversas uvas brancas que encontramos em nossos revendedores e restaurantes ou também a diversidade que encontramos de vinhos rosés, que no verão são excelentes para harmonizar às refeições.
O que vale é o prazer que o vinho lhe proporciona: Santé, Salute, Saúde…
Enoabraços e uma ótima semana a todos!