Esportes

Projeto celebra os 70 anos de frescobol no Brasil

20/01/2015
Projeto celebra os 70 anos de frescobol no Brasil | Jornal da Orla
Comemorar os 70 anos do surgimento do frescobol, aumentar o número de praticantes da modalidade e fundar a Confederação Brasileira, esses são os objetivos do projeto Frescobol Cultura Nacional. A iniciativa é liderada pelo presidente da Federação Paulista da modalidade, o santista Milton Vieira de Santana, que está percorrendo o litoral brasileiro de bicicleta para divulgar a prática e ajudar a despertar o interesse de novos atletas. No total, vai pedalar 5.826,4 km.
 
A largada foi último dia 2, em Florianópolis (SC) e o destino será Fortaleza, após visita a 70 cidades durante 70 dias.  “O crescimento da modalidade já é grande. Por onde passamos, vemos gente jogando frescobol nas praias. Esperamos aumentar isso ainda mais”, disse Milton Santana, que na terça-feira (13) esteve em Santos.
 
O dirigente da federação se encontrou com o secretário de Esportes Alcídio Mello, o Cidão. “É um projeto corajoso, audacioso, de pessoas que querem divulgar o frescobol”, comentou o titular da Semes.
 
ESCOLA
Conforme  Cidão, a secretaria planeja montar espaços para a prática de frescobol e a criação de escola para ensino da modalidade, já que a Cidade Santos é possui muitos praticantes. “Santos tem muita tradição nesse esporte e vamos montar uma estrutura para ensinar os fundamentos e as regras”.
 
O ‘Frescobol Cultura Nacional’  vai marcar presença em todas as etapas do Circuito Brasileiro, que começou em Itanhaém, no dia 9. As seguintes serão no Rio de Janeiro (22/1), Vitória (29), Salvador (13/2), Olinda (20/2), Natal (26/2) e Fortaleza (6/3).
 
70 anos de história
O frescobol surgiu em 1945, em Copacabana, quando o paraense Lian Pontes de Carvalho se distraía na praia, usando uma tábua para bater em uma bola de tênis. Dono de uma fábrica de móveis de piscina, ele confeccionou as primeiras raquetes. Até 1976, jogava-se com modelos pesados e bolas de tênis descascadas. Com o tempo, os equipamentos evoluíram. A modalidade tem hoje tem cerca de 1 milhão praticantes.