Notícias

Como plantar temperos em casa

16/01/2015
Como plantar temperos em casa | Jornal da Orla
Para quem gosta de cozinhar, aquele toque especial no prato pode ser obtido com o uso de temperos triviais, como manjericão, alecrim e hortelã. Além de potencializar o sabor, estas ervas trazem vários benefícios à saúde: a salsinha é rica em vitaminas A e C, além de ter minerais importantes como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio; o alecrim atua como digestivo e diurético; a hortelã possui vitamitas A e C e do complexo B, e o chá preparado com ela combate a dor de estômago, é diurético e uma espécie de vermífugo.
 
É possível cultivar estas espécies vegetais em sua residência, mesmo que seja um apartamento. Pode ser na área de serviço ou em uma bancada da cozinha. Confira a seguir dicas para plantar cinco ervas: 
 
Manjericão
O melhor é ser plantado em vasos individuais. Se escolher uma jardineira, a distância entre cada muda deve ser de pelo menos 30 centímetros. Uma dica é plantá-lo ao lado do orégano, que ajuda a afastar pragas. Precisa receber pelo menos quatro horas diárias de exposição ao sol e rega diária.  Dois meses após o plantio por sementes, já se pode fazer a primeira colheita. E as seguintes devem ser frequentes. Para cortá-lo, escolha os galhos com as  folhas maiores.
 
Hortelã
Diferentemente da maioria das ervas para chá, que devem ser plantadas sozinhas, esta pode ser cultivada em jardineiras, junto de outros temperos. Não precisa de incidência direta do sol. Deve ser regada diariamente e em abundância, mas não a ponto de encharcar a terra. Retire as folhas secas, que podem sufocar as mais novas. A primeira colheita é feita antes da floração. Selecione os galhos mais altos e verdes.
 
Alecrim
Deve ser plantado em recipientes de, no mínimo, 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura. Precisa receber iluminação direta e abundante. Deve ser regado, no máximo, duas vezes por semana. Terra encharcada acaba matando a planta. A primeira colheita pode ser feita dez dias após o plantio por muda ou a partir de 90 dias depois do plantio por semente. Sempre corte apenas as pontas dos ramos.
 
Orégano
Precisa de exposição direta ao sol, durante cerca de quatro horas diárias. A irrigação deve ser diária, mas sem exagero, para não encharcar as raízes. Aguarde até a planta atingir a altura de 20 cm para, só então, fazer a primeira colheita. Deixe os ramos expostos em local ventilado durante alguns dias se quiser secá-los.
 
Salsa
Devem ser plantados em vasos com altura mínima de 30 cm. Precisa ter menos cinco horas diárias de exposição ao sol. Deve ser regada apenas quando a terra estiver seca. De 60 a 90 dias após o plantio por sementes, os talos já podem ser colhidos quase inteiros. Lembre-se de deixar pelo menos 1 cm para que eles voltem a crescer.