Até o dia 22 de fevereiro, oito fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Guarujá trabalharão na Operação Verão, com o objetivo de garantir a saúde dos consumidores e reduzir o número de pessoas com intoxicação alimentar. Os agentes passarão pelas praias do Tombo, Guaiuba, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco, aos fins de semana e feriados, das 10 às 14 horas.
Além dos alimentos vendidos pelos quiosques e ambulantes, a Operação também fiscalizará o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro por menores de idade e a Lei Estadual Antifumo, que proíbe o uso do cigarro em locais fechados. A vistoria também acontecerá em bares, restaurantes e lojas de conveniência dos postos de gasolina.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Marco Antônio Chagas, a Operação Verão é importante e deverá diminuir o número de doenças causadas por manejo inadequado de alimentos. “Essa ação é primordial para conseguirmos evitar surtos de diarréia e intoxicação alimentar”, disse Chagas.
O chefe da Divisão de Vigilância Sanitária de Guarujá, Carlos Leda, completou. “Vamos verificar as condições dos aproximadamente 110 quiosques e 500 ambulantes cadastrados. Estaremos de olho em quesitos como higiene, armazenamento, refrigeração e validade dos alimentos, para garantir que o consumidor compre um produto de boa qualidade.”
Além disso, os donos de quiosques devem respeitar os horários da limpeza da faixa de areia, deixando o lixo na área externa apenas nos horários de coleta, estando sujeitos à multa. A varrição acontece todos os dias em dois horários, às 6h30 e 18h30. Já a coleta, é feita logo em seguida, as 7 e às 19 horas.
Se você tiver diarréia, vômito e febre após se alimentar, procure atendimento médico e entre em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 3355-1929. Isso pode evitar que outras pessoas sejam contaminadas. Denúncias relacionadas a Lei Antiálcool e Antifumo também podem ser feitas no mesmo número.
Lei Antiálcool – A lei se aplica a bares, restaurantes, casas noturnas, casas de espetáculos, lanchonetes, padarias, lojas de conveniências, adegas, feiras, eventos e afins. Esses locais não poderão vender, oferecer ou entregar bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e deverão zelar para que as bebidas não sejam consumidas por menores, mesmo acompanhados de pais, responsáveis ou qualquer outro adulto.
Lei Antifumo – A medida proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco. A lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar.