Começa a vigorar este mês mais uma invenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que vai acarretar em aumento nas contas deste serviço. Para escapar das consequências da “bandeiras tarifárias”, algumas soluções simples de arquitetura e decoração podem ajudar.
Luz Natural
Aproveitar a incidência da luz natural é uma grande sacada em qualquer ambiente. “A construção de mais janelas e que permitam a ventilação cruzada, arejando o ambiente naturalmente, faz com que a necessidade de luz artificial seja menor”, explica a arquiteta Ana Lívia Werdine. A utilização de grandes vitrôs e vidros no lugar de paredes ajudam nesse aspecto. Dessa forma, até mesmo a necessidade do uso do ar-condicionado se torna menor.
Cores claras
Outra dica simples é o uso de cores claras nos ambientes, já que essas cores refletem mais a luz. Desta maneira, o ambiente permanece mais tempo sem necessidade de luz artificial. “A utilização estratégica de espelhos e dimmers, que controlam a intensidade da luz, também são bem-vindos”, ensina a profissional.
Lâmpadas
A arquiteta alerta para o uso de lâmpadas mais econômicas, como as de LED. “São lâmpadas mais caras, porém, o investimento inicial mais alto é compensado mensalmente na conta mais enxuta. Outra sugestão são sensores de presença. Eles evitam que as lâmpadas fiquem acesas quando não há ninguém nos ambientes”, conta Ana Lívia.
Automação
Os recursos de automação encontrados no mercado são grande aliados na economia de energia, pois permitem que com um único comando seja possível apagar luzes e fechar cortinas, por exemplo. . “A automação e o posicionamento correto de three ways também permitem um uso mais inteligente da iluminação e, por isso, reduzem custos”, explica a arquiteta.