Esportes

Campeonato de fisiculturismo acontece em Santos

12/12/2014
Campeonato de fisiculturismo acontece em Santos | Jornal da Orla
A 60ª edição do Mr. Santos – Jubileu de Diamante – um campeonato de beleza voltado à exibição de músculos – reunirá neste sábado (13) mais de 200 homens e mulheres, atletas de fisiculturismo da região e de várias partes do país, às 15h, na Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias).
 
O campeonato tem várias categorias divididas por peso e altura. A principal delas é de ‘Culturismo Masculino’ (até 70kg, 80kg, 90kg, 100kg e até acima de 100kg) porque os cinco vencedores disputarão o título mais cobiçado: Mr. Santos, também conhecido por ‘Overall’.
 
“Certamente é o título mais esperado do ano. Campões mundiais sonham com esse troféu, porque quem vence desbanca uns 100 fisiculturistas. E não há favoritos. O pessoal da região está preparado, mas não sabemos como virão os candidatos de fora. É sempre uma surpresa”, disse o organizador, Elias Oliveira Neves, que tem uma participação especial na história do halterofilismo do Brasil.
 
Ele fundou o Clube Santista de Halterofilismo em 1950, conquistou dezenas de títulos, como o pentacampeonato do Mr. Santos, tricampeonato do Mr. São Paulo, na categoria ‘Absoluto’ e foi campeão de levantamento olímpico. Hoje ele atua como técnico e dirigente do esporte, além de acumular funções de árbitro e professor de musculação em academia.
 
“Na minha época não havia suplementos para auxiliar o desenvolvimento muscular e nós comíamos muito arroz e feijão, com um treino diário de aproximadamente cinco horas”, relembrou o organizador.
 
Categorias
Os atletas disputarão ainda ‘Culturismo Masculino Master Única’, ‘Bodyfitness’ (até 1,68cm e acima de 1,68cm), ‘Wellness’ (até 1,65cm e acima de 1,65cm) e ‘Men’s Physique’ (até 1,70cm, acima de 1.70cm), que foi inserida pela primeira vez no campeonato. “Essa modalidade deve atrair muitos participantes porque apenas a parte superior do corpo é avaliada”.
 
De acordo com o secretário de Esportes, Alcidio Michael Ferreira de Mello, o evento pode incentivar outras pessoas a se interessar pelo esporte. “O fisiculturismo é um esporte de ponta e já conta com muitos praticantes. Em Santos, o evento é tradicional e importante para incentivar a prática esportiva”.
 
Dedicação
Juízes de São Paulo, ligados a Confederação Brasileira de Musculação, Culturismo e Fitness (IFBB), farão as análises e comparações dos corpos dos atletas levando em conta os seguintes critérios: definição muscular, volume e proporção do corpo.
 
Os músculos devem estar aparentes em cada detalhe, e como o organizador Neves diz: “estar a ponto de poder ser estudado em anatomia”. Para chegar a esse nível, são vários anos de treino rígido, assim como a dieta, sem gordura alguma e com uso de suplementos alimentares. O campeonato tem apoio da prefeitura e patrocínio da empresa Ar Frig, Probiótica, Black Skull e Integralmédica. O evento será aberto ao público, com ingresso a R$30,00.