A Alsacia é uma região francesa produtora de excelentes vinhos brancos com personalidade própria pois, durante estes 2 mil anos, esteve alguns períodos como território francês e outros como alemão. Iniciou-se quando o imperador francês Carlos Magno, grande apreciador de bons vinhos, resolveu deixar o seu reino dividido em três partes para seus netos herdeiros. Quando percebeu que um deles ficaria com vinhos sem qualidade, decidiu anexar a Alsacia à Alemanha , para garantir bons vinhos ao neto Luiz -com certeza os alemães não gostaram…
A rota dos vinhos alsacianos se estende pelo Baixo Reno, ao norte, e Alto Reno, que, juntos, formam 15 mil hectares de vinhedos. Os melhores vinhos provêm da região central do Alto Reno, nas encostas onde as montanhas de Vosges criam uma barreira natural ao vento gelado do norte, auxiliando no cultivo das uvas brancas.
A região é conhecida por elaborar vinhos varietais (de uma só uva) e é a única região do país que pode colocar o nome da uva no rótulo da garrafa, que, por sinal, é uma garrafa bem diferente: fina e alongada, típica do local. As principais uvas da região são a Riesling, que costuma produzir vinhos com boa acidez, frutados, mas acentuando certo mineral e com certa guarda; a Gewurztraminer, com a qual se obtêm vinhos frutados e florais, para se beber mais jovem; a casta Pinot Gris, que origina vinhos de boa complexidade, podendo passar por barricas; e a Muscat, que gera vinhos de aromas frutados bem fragrantes e em certos anos piores pode tornar-se herbáceo.
Foi nesta região que nasceu o famoso Cremant d`Àlsace, vinho espumante elaborado com mix de uvas regionais.
Os vinhos da região se subdividem em três categorias: vin d`Alsace AC, Alsace Grand Cru Ac (aqui, o conceito de grand cru é diferente das outras regiões) e o Cremant d`Alsace, vinificado nos estilos normal, vendage tardive e selection de grains nobiles .
A grande vantagem de tomar-se um bom vinho alsaciano é a qualidade, aliada ao bom custo, pois podemos nos deliciar com um custo bem melhor, comparado com o de outras regiões famosas. Se você quiser experimentar, temos ótimos produtores aqui em nosso país, como o famoso Domaine Zind- Humbretch, Domaine Trimbach, Weinbach entre vários outros. São perfeitos para serem bebidos no verão e em nosso clima.
Santé! Voilà! Enoabraços e uma ótima semana!