A nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Rádio Clube, vai agilizar o atendimento para os moradores dos 14 bairros da região, cerca de 79 mil pessoas (Censo 2010). Com o novo equipamento em operação o tempo resposta para atendimento de ocorrências de alta complexidade será de até 10 minutos, entre chamada e chegada, contra os 12 minutos, em média, registrados antes da implantação da base. O posto inaugurado ontem fica na Praça Jerônimo La Terza s/nº.
A base, que funcionará 24 horas, teve investimento de R$ 110 mil. Duas equipes, formadas por dois motoristas e dois técnicos de enfermagem, vão trabalhar nas duas ambulâncias de suporte básico que estarão no local. O serviço é solicitado pelo telefone 192.
A nova unidade está instalada em ponto estratégico da região, segundo o secretário de Saúde, Marcos Calvo. “Neste local o acesso das ambulâncias para todos os bairros da Zona Noroeste é fácil, consequentemente, o atendimento também será agilizado”.
A chefe do Samu, Maria Del Pilar Bezerra, acrescenta que a redução do tempo de resposta pode ser a diferença entre a vida e a morte em casos de alta complexidade, como situações de enfarte e acidentes com vítimas, para os quais o Samu está indicado. O serviço também atende situações de urgência e emergência como crises convulsivas, quedas acidentais, envenenamentos, traumas, queimaduras, hemorragias, entre outras ocorrências. De janeiro a agosto deste ano foram, em média, 560 atendimentos/mês na Zona Noroeste.
A construção da nova base levou em conta as condições adequadas de trabalho. O imóvel, com um único pavimento de 88 m², é todo climatizado e tem estrutura composta por sala de descanso (com beliches e armários), copa, dois vestiários com banheiros e sala de rádio-operador. Até então, o Samu da zona noroeste funcionava em um anexo do complexo hospitalar da região.
A cidade tem seis equipamentos do Samu. Além da base na zona noroeste, há o centro de operações do serviço, na Encruzilhada, e os postos nos prontos-socorros Central e da Zona Leste, e na base dos Bombeiros (Castelinho), e o de Caruara (área continental).
Deixe um comentário