Baixada Santista

Lançamento do shopping de Cubatão acontece em setembro

14/07/2014
Lançamento do shopping de Cubatão acontece em setembro | Jornal da Orla
O maior empreendimento comercial privado da história de Cubatão, o Ecoplaza Cubatão, terá seu lançamento oficial na segunda quinzena de setembro. A informação foi divulgada na quinta-feira (10), durante reunião da prefeita Marcia Rosa com empresários. O complexo engloba shopping center com 263 lojas distribuídas em quatro pavimentos, um hotel com 152 apartamentos e uma torre empresarial com 252 salas. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2016.
 
Com cerca de 75 mil m2 de área construída, o Eco Plaza Cubatão já teve emitido o alvará que autoriza o início dos trabalhos. Em contrapartida à flexibilização de Índices Urbanísticos e medidas de compensação e mitigação de impactos, seus idealizadores executarão varias melhorias no Município. Dentre elas, a construção do Centro de Parto Natural e da Casa da Gestante do Bebê e Puerpéria, com área de 500 metros quadrados cada unidade. Isso possibilitará a implementação da Rede Cegonha, do Governo Federal, que fará parte do complexo denominado Quarteirão da Saúde.
 
Para possibilitar a contrução das unidades, a prefeita Marcia Rosa assinou a autorização para o Ecoplaza demolir a antiga edificação da Policlínica, na Avenida Martins Fontes. Para a prefeita, o empreendimento é um marco histórico. “As características de Cubatão estão mudando, com o desenvolvimento de suas potencialidades. Agradeço aos idealizadores do Ecoplaza por perceberem esse novo momento de nossa cidade e pela parceria em viabilizar diversas melhorias em obras e na saúde”.
 
O secretário municipal de Planejamento, Adalberto Ferreira da Silva, destacou o trabalho conjunto com os empresários, que realizarão contrapartidas em benefício da Cidade. “O empreendimento não teve qualquer tipo de isenção tributária. Inclusive seus realizadores já pagaram R$ 290 mil em taxas para o início das obras”.
 
Melhorias – Além da demolição do antigo prédio da Policlínica e construção em seu lugar do Centro de Parto Natural e da Casa da Gestante, os realizadores também farão as seguintes contribuições:
 
– Custeio para nova configuração de acessos da Cidade, incluindo complementação da rede cicloviária;
– Paisagismo na região das avenidas Martins Fontes e Henry Borden, e humanização de espaço público na região da Vila Natal;
– Construção de bacias de contenção de água pluvial (piscinões), descarte, destinação e/ou reutilização adequada do entulho da obra do shopping;
– Providências técnicas para que não haja excesso de ruído e vibrações durante os trabalhos de construção do empreendimento.
 
Como compromisso de responsabilidade social, os empreendedores contratarão, preferencialmente, mão de obra via PAT Cubatão, além de realizarem compras e adquirirem insumos no comércio local. Por fim, sempre que necessário, o heliponto do centro comercial será disponibilizado para desembarque de pacientes da rede municipal de saúde.