Um quarto de século lutando feito loucos!
O Projeto Tam Tam nasceu a partir da intervenção pública municipal na Casa de Saúde Anchieta, hospital manicomial que funcionava em Santos e foi fechado em 1989. A humanização da chamada “Casa dos Horrores” contou com a atuação de uma grande equipe multidisciplinar e tinha como líder o médico sanitarista David Capistrano Filho. A ONG foi uma iniciativa do arte-educador e pedagogo Renato Di Renzo e revolucionou o tratamento ao propor a integração inclusiva e diversa através de espaços de arte e convivência. Entre as ações, destaque para a Rádio Tam Tam, que era produzida pelos próprios pacientes. O projeto Tam Tam tornou-se referência na luta antimanicomial, ganhando reconhecimento no mundo tudo. Atualmente são atendidos 187 beneficiários, dos sete aos 75 anos de idade.
Programação
Dia 13, 16h – Workshop: “Musicando o corpo”, com Sol Martinez e Luis Arcas. Atividade lúdica que permite o acesso à linguagem musical com diversos instrumentos reutilizados e vocalização.
Dia 14, 16h – Workshop: “A Terra que eu cuido, também crio!”, com Aidil de O. Marques e Maria Martha Marques. Atividade educativa de contato com a argila, sua função, natureza e importância.
Dia 14, 19h – Cine TamTam exibe o filme “Onde vivem os monstros”, dirigido por Spike Jonze. Em seguida, bate-papo com o psiquiatra Fernando Venturini.
Dia 15,15h30 – Workshop: “Biodança”, com o professor Márcio Ribeiro de Souza. A atividade é dirigida para pessoas a partir de 15 anos de idade.
Dia 15, 19h – Lançamento do Livro “Um pedaço de chuva no bolso”, de José Geraldo Neres. A partir da obra de Neres, o grupo Percutindo Mundos vai apresentar duas performances.