Baixada Santista

Primeiro VLT chega a Santos em maio

27/03/2014
Primeiro VLT chega a Santos em maio | Jornal da Orla
Chega a Santos, em 22 de maio, a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Nesta semana, uma comitiva brasileira, formada por empresários, autoridades e jornalistas, enviada a Valência, na Espanha, visitou a sede Vossloh, empresa responsável pela fabricação do trem.  
A primeira, das 22 composições que operarão entre Santos e São Vicente, está em fase final de montagem e no dia 7 será transportada por carreta até o Porto de Bilbao. Na sequência, será levada ao Porto de Amberes, na Bélgica, de onde virá para o Porto de Santos. 

Cada composição terá sete vagões. As três primeiras, fabricadas na Espanha, chegarão ao Brasil até dezembro. As outras 19 serão montadas em Três Rios (RJ). Cada composição terá 44 metros de comprimento, 14 portas e capacidade para 400 passageiros, dos quais 72 sentados. Os 22 trens poderão transportar 220 mil pessoas por dia e devem operar das 5 horas da manhã à meia noite. 

O VLT vai operar um trecho de 11 km entre Barreiros (São Vicente) e o Porto de Santos. O trajeto será de 30 minutos e correrá de forma silenciosa sobre os trilhos, podendo desenvolver até 70 km/h, sincronizado com a abertura dos sinais em cruzamentos com outros veículos nas cidades. Os trens vão funcionar das 5 horas à meia-noite e serão integrados às linhas de ônibus e bicicletários. A primeira estação ficará na Vila Valença, em São Vicente e será entregue em abril deste ano.