O incêndio na Avenida Brasil, o principal acesso do México 70, começou por volta das 15h30 desta terça-feira (11). Foi controlado às 17h45. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Manutenção Viária enviou um caminhão-pipa para ajudar os Bombeiros a controlar as chamas.
Cinco moradores que inalaram fumaça foram encaminhados para o Hospital Municipal e precisaram de inalação. Ataine Alves da Silva, 32 anos, foi ferida com bala de borracha durante confronto e teve lesão no lábio. Ela passou por avaliação de especialista e está sendo medicada no Hospital Municipal.
Segundo os bombeiros, cerca de 80 barracos foram atingidos. Os desabrigados foram levados para um Ginásio, onde funcionava o Centro Educacional e Recreativo Samaritá (R. Jequié, 600, Área Continental). A equipe da Secretaria de Habitação fará o cadastramento das famílias desabrigadas.
A Seção de Comunicação Social do 39º Batalhão de Polícia Militar do Interior esclareceu que qualquer ocorrência, de salvamento ou incêndio, é necessário o devido registro em Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, por isso a presença das viaturas na ocasião.
A Seção alegou que uma viatura da PM estava registrando a ocorrência de incêndio, quando moradores passaram a hostilizar a guarnição policial e atirar pedras, madeiras e outros objetos, cercando-os e colocando-os em risco. Por esse motivo, outras viaturas compareceram ao local para resgatar os policiais. Restabelecida a ordem, os bombeiros prosseguiram com o rescaldo. Uma viatura foi danificada e ninguém foi preso
Este foi o terceiro incêndio no México 70 em menos de um ano. Em maio, a Prefeitura cadastrou 366 famílias desabrigadas e no dia 31 de outubro 42 famílias afetadas pelo incêndio. Elas receberam auxílio-moradia emergencial durante seis meses.