Localizada no Piauí, a cidade é a porta de entrada do Delta do Parnaíba (onde o rio encontra o mar), uma das preciosidades do turismo brasileiro. Único delta em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo – atrás apenas dos rios Mekong (Vietnã) e Nilo (África) -, é um arquipélago de 2.700 km² formado por mais de 70 ilhas.
O passeio pelo Delta começa no porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande, distante nove km de Parnaíba. Durante o passeio, os viajantes encontram espelhos-d’água, mangues, dunas, lagoas de água doce, fauna e flora, além de paisagens fantásticas. No final do dia, além de assistir ao pôr do sol, a revoada dos guarás – uma espécie de ave de plumagem avermelhada – oferece mais um espetáculo da natureza local.
O Delta do Parnaíba, juntamente com Jericoacoara (CE) e os Lençóis Maranhenses (MA), faz parte da Rota das Emoções, um roteiro integrado que, em 2009, foi eleito pelo Ministério do Turismo um dos melhores atrativos do país.
Praias – Próximo a Parnaíba está Luís Correia, onde as praias do Coqueiro e do Arrombado são opções de lazer que contam com bons lugares para comer com o pé na areia. Os praticantes de kitesurf, em busca de adrenalina, bons ventos e lugares paradisíacos, acham na praia do Coqueiro e na cidade de Barra Grande, distante cerca de 70 km de Parnaíba, um dos melhores destinos para a prática do esporte.
Foto: Aureliano José Nogueira Neto / Embratur