Baixada Santista

Cubatão promove Ciclo de Palestras Reflexões sobre uma Abolição Inconclusa

18/05/2016Da Redação
Cubatão promove Ciclo de Palestras Reflexões sobre uma Abolição Inconclusa | Jornal da Orla
O Departamento de Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Cubatão promove esta semana o Ciclo de Palestras Reflexões sobre uma Abolição Inconclusiva. O evento é aberto à comunidade interessada em fazer reflexões sobre a data do 13 de Maio e acontece anualmente.
 
A programação terá início nesta quarta-feira (18), às 19h30, no Anfiteatro da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores s/nº, Centro), com a palestra A História do Brasil e a verdade sobre a Escravidão, que será ministrada pelo professor de História do Núcleo Educafro Cubatão e da rede municipal de ensino, Leandro Pinheiro.
 
Na quinta-feira (19) o evento prossegue no Anfiteatro da Câmara, a partir das 19h30, com a palestra Quilombos e a resistência afro-brasileira, a cargo do professor de História, ativista e educador social, João Mendes.
 
Para fechar o Ciclo de Palestras, será realizada sábado (21), das 14 às 18h, na UME Bernardo José Maria de Lorena (Av. Nossa Senhora da Lapa, 785, Vila Nova), a Oficina Ondjando de Racismo Institucional, que será conduzida por Júlio Evangelista Santos Júnior, diretor do Departamento de Igualdade Racial e Étnica da Semas.
 
A oficina tem 30 vagas e os interessados em participar devem enviar mensagem para [email protected], até sexta-feira (20), informando nome, telefone para contato e RG.
 
O objetivo do Ciclo de Palestras é fomentar e dar visibilidade ao debate de questões para a promoção de políticas públicas voltadas à igualdade racial e ao combate ao racismo na Cidade. “O Ciclo vai ao encontro de uma das metas do Plano Municipal de Igualdade Racial, aprovado dia 13 de junho de 2012”, explica Júlio Evangelista.
 
O Ciclo de Palestras é uma realização conjunta da Semas, através do Departamento de Igualdade Racial e Étnica, do Conselho Municipal de promoção de Igualdade Racial de Cubatão e do Projeto Educafro Núcleo Cubatão.