Se você sente dor no calcanhar ao dar os primeiros passos pela manhã, após ficar em pé por muito tempo, ao subir escadas ou após atividades físicas intensas; queimação e rigidez na sola do pé, cuidado! É possível que esteja com fascite plantar, uma inflamação do tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos.
O problema ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia, o que resulta em dor – que pode se tornar crônica – no calcanhar, tornando dolorido o ato de caminhar e dificultando a rotina e as atividades cotidianas. Se a pessoa não procurar auxílio médico e tentar evitar a dor causada pela fascite plantar mudando a maneira de caminhar, por exemplo, poderá causar problemas não só ao pé, mas também aos joelhos, quadril e até mesmo na coluna.
Fatores de riscos
Algumas condições aumentam as chances de a pessoa vir a sofrer do problema:
Idade – É mais comum em pessoas na faixa dos 40 a 60 anos.
Tipos de exercício físico – Atividades que colocam estresse excessivo sobre o calcanhar e a fáscia plantar, como corrida de longa distância, ballet e outros tipos de dança. Tensão sobre o tendão de Aquiles (que liga os músculos da panturrilha ao tornozelo) também pode desencadear a inflamação.
Pés com anormalidades – Pé chato, pé cavo ou qualquer outro problema nos pés pode facilitar a ocorrência de fascite plantar.
Obesidade – Uma pessoa obesa apresenta maiores riscos por sobrecarregar os músculos e ossos das pernas e pés.
Ocupações – Algumas profissões exigem muito dos pés dos funcionários, a exemplo de operários, professores, atendentes e outras que passam a maior parte da jornada de trabalho em pé ou caminhando.
Calçados inadequados – Com solas macias demais ou que não oferecem apoio suficiente à curvatura do pé.
Prevenção e tratamento
Algumas medidas preventivas podem ajudar a não desenvolver a inflamação: manter peso saudável; fazer alongamentos antes e após a prática de exercícios físicos: manter boa flexibilidade na área do tornozelo, do tendão de Aquiles e nos músculos da panturrilha.
É importante procurar um especialista caso sinta dor intensa ou contínua na região da sola do pé. O tratamento para fascite plantar é geralmente feito à base de medicamentos e fisioterapia. Exercícios de alongamento, repouso, aplicação de gelo na região dolorida e o uso de sapatos mais adequados são outras recomendações médicas que costumam ser frequentes.
Deixe um comentário