Notícias

Laca ou Fórmica: qual escolher?

07/05/2016Da Redação
Laca ou Fórmica: qual escolher? | Jornal da Orla
No momento de trocar os móveis de um ambiente, algumas dúvidas podem surgir em relação à escolha do acabamento. Os materiais mais utilizados em móveis MDF são a laca e a fórmica. Confira quais são as características, vantagens e desvantagens de cada um:
 
Fórmica
O nome correto deste material é laminado melamínico, porém ele ficou conhecido pelo nome do fabricante. Consiste em múltiplas camadas – sendo que a base é papel kraft e a cobertura é um papel decorativo – impregnadas com resina melamínica e prensadas em um processo chamado de alta pressão. Indicada para móveis, pisos e até paredes, a formica é resistente à umidade, manchas, impactos e riscos. O uso da resina faz com que o acabamento seja levemente brilhante. Além disso, é possível escolher cores e texturas que imitam pedra e madeira.
 
Laca
Os móveis, cujo acabamento é feito com laca, têm um aspecto sofisticado. Assim, o rack da sala de estar e até mesmo o aparador da sala de jantar podem trazer modernidade e descontração ao ambiente, especialmente, para quem opta por móveis coloridos. Os acabamentos em laca podem ser foscos e de alto brilho (que voltou a ser tendência) e a tinta utilizada no processo é a mesma para pintar carros. A laca é uma ótima opção para quem quer reformar uma estante, cadeira, escrivaninha ou criado-mudo antigos. 
 
Desvantagens
Os móveis cujo acabamento é feito de laca, além de arranharem com mais facilidade, são mais caros e requerem cuidados. A manutenção é especial: deve ser feita com cera automotiva. Álcool e outros produtos abrasivos podem causar defeitos no acabamento. Já a fórmica deve ser aplicada com cuidado, pois, diferentemente da laca, são necessárias emendas deste revestimento nas laterais dos móveis. O ideal é que o marceneiro deixe quase imperceptíveis essas emendas para que o móvel fique bonito.