Roteiros Nacionais

Socorro, cidade aventura

07/05/2016
Socorro, cidade aventura | Jornal da Orla
Quem não a visita há muito tempo, vai se surpreender. Quem não a conhece ainda, vai se encantar. Nos últimos anos, Socorro, uma das cidades do Circuito Paulista das Águas, se renovou e reinventou para o turismo. Hoje, além das fábricas de malharia e dos passeios ecológicos, a cidade é conhecida pelas opções culturais e de lazer e, principalmente, pelas atividades de ecoturismo e turismo de aventura que oferece em seu vasto território cortado pelo Rio do Peixe em meio à exuberante natureza da Serra da Mantiqueira. 
A cidade fica a 130 km da capital paulista e ganhou fama como Cidade Aventura, com mais de duas dezenas de atrações oferecidas em sete parques privados, que contam com completa infraestrutura. A escolha fica a critério do gosto por adrenalina e disposição – pode ser boia-cross, canoagem, rappel, tirolesas de até 1 km, arvorismo, paraglider, cavalgadas, trilhas, passeio de charrete e outros tantos. 
 
O rafting no Rio do Peixe, em suas corredeiras com vários níveis de dificuldade, é a modalidade mais procurada. Para quem busca a tranquilidade do interior e da vida no campo, Socorro também é o destino certo. No roteiro “Caminhos da Roça”, por exemplo, há visitas a fazendas centenárias, pesqueiros, alambiques e laticínios. 

Principais atrações
Parques de aventura – Parque Ecológico do Monjolinho, Parque dos Sonhos, Campo dos Sonhos, estão entre os principais. O ‘Rio de Aventura’, como o nome diz, é especializado em turismo de aventura e oferece atividades como rafting, rapel, arvorismo, tirolesa, quadriciclo, cavalgada, entre outros. Fica no Caminho Turístico do Rio do Peixe, km 6.
 
Pesqueiro Nenê Oliani – É o pesqueiro mais antigo do estado. No local funciona restaurante especializado em pratos à base de tilápia, como a deliciosa lasanha. Caminho Rio do Peixe, km 3.
 
Pedra da Bela Vista – É o ponto mais alto de Socorro, com 1.250m de altitude. Oferece uma vista incrível da região e um belíssimo pôr do sol. Uma das atrações do restaurante que funciona lá no alto é o Pão de Pallo, uma iguaria peruana feita na brasa.
 
Mirante do Cristo – Oferece vista panorâmica privilegiada da cidade e dos campos e fazendas locais. 
 
Balneário da Pompeia – Infraestrutura completa para saunas única e seca, ducha escocesa, chuveiro agulha e diversos tipos de massagem.
 
Compras – Feira de Malhas, Moda Loja de Fábricas, Espaço de Artesanato, Centro Histórico e Comercial.
 
Hospedagem – Socorro dispõe de grande oferta de hospedagem, na cidade e no campo. Uma delas é a Pousada Chalés Santa Catarina, no Caminho Turístico Rio do Peixe, Km 1,5. São chalés aconchegantes, dotados de todo conforto, piscina e rodeados de natureza, tudo a 2 km do centro da cidade.
 
Serviço – Mais informações sobre a cidade no site www.socorro.tur.br
 

Capital da Acessibilidade
Socorro é referência nacional em turismo acessível. Tanto no espaço urbano quanto na rede de hotéis, pousadas e parques, a cidade está adaptada para receber turistas com múltiplas deficiências e mobilidade reduzida (idosos, obesos, gestantes, anões e outros), público que compreende cerca de 50 milhões de pessoas no Brasil, muitas vezes alijadas do lazer.
 
Nos parques de aventura há, inclusive, quadros indicativos de quais atividades são possíveis de acordo com a deficiência apresentada. Em 2014, a cidade recebeu o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade Universal de Município, concedido pelo Conselho Real para Deficiência do governo da Espanha.
 
Festival Gastronômico Sabores da Roça
De 15 de maio a 25 de junho, Socorro realizará o ‘7° Festival Gastronômico Sabores da Roça’, todos os finais de semana em propriedades rurais da cidade, como fazendas, pesqueiros, restaurantes rurais, sítios e hotéis fazenda, com pratos da gastronomia caipira e música regional. No cardápio, delícias como leitão à pururuca, vaca e porco atolados, virado de frango caipira no disco, lasanha de tilápia, costela no fogo de chão e porco na lata, entre outros. Pratos a partir de R$ 35, com sobremesa inclusa. É preciso agendar com antecedência.