Notícias

Vacinação contra gripe continua nesta quarta-feira em Cubatão

04/05/2016Da Redação
Vacinação contra gripe continua nesta quarta-feira em Cubatão | Jornal da Orla
A Secretaria de Saúde de Cubatão recebeu na tarde de terça-feira (3) um novo lote com 11 mil doses da vacina contra a gripe (influenza). Dessa forma, o atendimento nos 12 postos volta à normalidade a partir de hoje (4). Na próxima sexta-feira (6), a cidade deve receber mais um lote com 10 mil doses. Até o final da campanha, dia 20, a Secretaria de Saúde pretende imunizar 31.608 crianças e adultos.
 
A campanha de vacinação começou no sábado (30/4). Até o momento, cerca de 11.400 doses já foram aplicadas em Cubatão. O secretário de Saúde, Benjamin Rodriguez Lopez, frisou que todos aqueles que fazem parte dos grupos específicos definidos pelo Ministério da Saúde para tomar a vacina devem comparecer aos postos (veja a relação abaixo).
 
“Quem tomou a dose no ano passado também precisa. Isso porque o vírus é extremamente mutável. A vacina é sempre produzida com o vírus mais recente encontrado na Europa”, explicou.
 
A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental à Saúde, Maria Adelaide Gonzalez, informou que os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente já foram imunizados.
 
Até sexta-feira, o atendimento será preferencial para os idosos (maiores de 60 anos), crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz, até 45 dias após o parto).
 
Os portadores de doenças crônicas, faixa da população que também faz parte do foco da campanha, devem se dirigir aos postos a partir da próxima segunda-feira (9).
 
“Quem tem um familiar acamado, sem condições de se locomover, deve entrar em contato com o posto mais próximo para agendar a vacinação em sua residência”, orientou Maria Gonzalez. Esse atendimento ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (9).