No plano internacional, a semana pertence ao treinador argentino Diego Simeone. Vitória maiúscula do Atletico de Madrid treinado por ele sobre o gigante Bayern de Munich no jogo de ida da semifinal da Champions League. Mesmo estando num patamar de poderio financeiro muito inferior a Barcelona, Real e Bayern, o time de Simeone enfrenta os rivais em plano de igualdade dentro de campo.
No plano nacional, a semana pertence a outro treinador argentino, Edgardo Bauza. Vitória maiúscula do São Paulo treinado por ele na Libertadores. Foi sobre o Toluca, mexicano. O Atlético Mineiro, outro dos 4 brasileiros nas oitavas da Libertadores também tem treinador com sotaque castelhano: Diego Aguirre.
No plano regional, o destaque da semana rolou fora do campo. Modesto Roma Junior teve as contas do primeiro ano da gestão dele, na presidência do Santos, 2015, reprovadas no Conselho Deliberativo. O próximo capítulo dessa novela é o processo de impeachment.
As notícias da semana atestam a incompetência da cartolada. Tanto no plano nacional quanto no Santos.
Treinadores brasileiros ficaram para trás e a CBF assiste a essa decadência sem nenhum movimento. Será que não percebe? Será que não deduz que esse fenômeno constitui um dos fatores da queda da qualidade do futebol praticado no país? Por que não reforçar o espanhol e o inglês dos treinadores? Por que não enviar os que ficam desempregados para programas de aprimoramento profissional na Europa como alguns têm feito por conta própria?
Na política interna do Santos, a reprovação das contas de Modesto Roma faz aflorar uma questão muito mais grave. O Estatuto Social reformulado em 2011 dotou o clube de ferramentas de gestão modernas e que colocaram o Peixe à frente dos rivais. A governança corporativa do Comitê de Gestão leva as decisões para compartilhamento num grupo qualificado . Praticamente elimina a possibilidade de conchavos com empresários e de negócios desfavoráveis ao clube como comissões e propinas. Com nove decidindo, é muito mais difícil do que com um ou dois. O balancete trimestral apresentado ao Conselho implanta a transparência na gestão do clube. O Planejamento Estrtégico projeta o futuro do clube e direciona as ações atuais para essas metas.
Modesto Roma, ao atropelar o Estatuto e desprezar essas ferramentas, além de colocar o clube na direção do retrocesso, coloca o próprio pescoço na direção da guilhotina.
Comparação
Cristiano Ronaldo ou Messi? Você provavelmente já discutiu sobre os dois craques em algum lugar. Atualmente, quem está melhor? Ronaldo tem 31 gols e 11 assistências no Campeonato Espanhol em 3.060 minutos jogados. O argentino, que perdeu alguns jogos no início da temporada por lesão, marcou 25 e deu 13 passes em 2.460 minutos em campo. Na Champions League, o luso marcou incríveis 16 gols em 10 partidas. Messi, já eliminado, marcou cinco. A diferença é que o argentino pode terminar a temporada com os títulos do Espanhol e da Copa do Rei enquanto Ronaldo vive o sonho de conquistar a Liga dos Campeões. Aguarde…
Reformulação
Após o jogo contra o Santos, o técnico Cuca disse na entrevista coletiva que “o Palmeiras vai ser campeão brasileiro”. Otimista, o trabalho para mudar o elenco já começou. Nesta semana, o Palmeiras trocou Robinho e Lucas pelos laterais Fabiano e Fabrício, do Cruzeiro. A troca foi bastante comentada e o otimista treinador disse, em outra entrevista, que “sabe montar elencos”. Quem também chega no Verdão é o polivalente Danilo Tchê Tchê, do Audax. Ele vai ser apresentado depois das finais do Paulistão.
Em andamento
A terceira etapa do BSOP (Brazilian Series of Poker) começou nesta semana, em Rio Quente, Goiás. Os melhores jogadores do Brasil estarão espalhados pelas mesas no hotel Rio Quente Resorts. O grande campeão do evento principal vai ser conhecido na próxima terça-feira.
Vieram pra ficar?
Os quatro clubes que subiram para a elite do Brasileirão no ano passado estão nas finais do Estadual. Santa Cruz, Botafogo, Vitória e América/MG começam 2016 dando esperança para seus torcedores. O Santa Cruz também está na final da Copa do Nordeste.
Chegou a hora
Audax e Santos entram em campo neste domingo para fazer o primeiro duelo da final do Paulistão 2016. O jogo será às 16h, no Estádio José Liberatti. Enquanto o Peixe disputa a oitava final seguida, o clube de Osasco faz a primeira decisão em seus 12 anos de história.