O Conselho Deliberativo do Santos se reúne nesta quarta-feira. A pauta é novamente explosiva. O Conselho Fiscal recomenda ao CD a reprovação das contas de 2015, primeiro ano da gestão de Modesto Roma e Cesar Conforti.
O Estatuto Social do Santos aponta no item c do artigo 68, a reprovação de contas como motivo para pedido de impedimento do presidente e do vice-presidente do Comitê de Gestão do clube.
Se o CD aprovar o parecer do CF, fica aberto o caminho para o pedido de impedimento de Roma e Conforti.
Como o impeachment está na ordem do dia no país…
A situação pode se complicar para o presidente e o vice porque o item d do artigo 68 também aponta como motivo para impedimento o não-cumprimento de disposições estatutárias expressas. E o Planejamento Estratégico para o triênio 2015 – 2017 foi rejeitado pelo CD e até agora, quase um ano depois do prazo estabelecido estatutariamente, ainda não foi reapresentado pelo Comitê de Gestão.
Quanto aos balancetes trimestrais, o do primeiro e o do segundo trimestres foram apresentados fora do prazo, com grande atraso, e o terceiro ainda nem foi apresentado separado do balanço anual consolidado.
A pauta da reunião de quarta-feira já começa com polêmica desde a leitura da ata. Isso porque a expulsão dos dirigentes do Comitê de Gestão anterior tem a validade questionada. Se a ata reproduzir com fidelidade os fatos vai se verificar que o parecer da Comissão de Inquérito e Sindicância foi aprovado sem ressalvas. E recomendava a suspensão e não a expulsão. Como a ressalva não foi feita, a expulsão não poderia ser votada. Essa interpretação tem aceitação até entre membros da Comissão que produziu o parecer.
O motivo da expulsão, gestão temerária, faz parte de uma lei aprovada em 2015, a Profut, portanto posterior ao mandato dos dirigentes expulsos. E, por sinal, os números de 2015, primeiro ano da gestão atual, se enquadram direitinho na definição de gestão temerária da lei…
Crescendo
O Esporte Interativo continua movimentando os bastidores dos clubes com o ótimo contrato de TV fechada para 2019 até 2024. Já são 14 times fechados com a emissora: Santos, Atlético/PR, Ceará, Coritiba, Bahia, Inter, Joinville, Paysandu, Sampaio Corrêa, Criciúma, Paraná, Ponte Preta, Santa Cruz e Fortaleza.
Vale muito
As vagas para a final do Paulistão começam a ser decididas neste sábado. O Corinthians, embalado, recebe o bom time do Audax em Itaquera às 18h30. No domingo, Santos e Palmeiras voltam a protagonizar mais um grande clássico com muita rivalidade às 16h, na Vila Belmiro. Em caso de empates, os duelos vão para os pênaltis.
De fora
Maior nome da história da natação brasileira, César Cielo não conseguiu índice olímpico para as Olimpíadas do Rio. Na sua especialidade, a prova de 50m livre, Cielo terminou em 3º lugar no Troféu Maria Lenk. Com o tempo de 21s91, foi superado por Bruno Fratus (21s74) e o jovem Ítalo Manzini (21s82).
Equilibrado
Os duelos das oitavas de final da Libertadores começam na próxima semana. Com muitos times tradicionais, os duelos serão equilibrados. O Corinthians enfrenta o Nacional do Uruguai, o Galo pega o Racing, da Argentina, o São Paulo joga contra o bom time do Toluca e o Grêmio mede forças contra o Rosário Central.
Negativo
Único brasileiro eliminado na primeira fase da Libertadores deste ano, o Palmeiras igualou o recorde negativo do Flamengo de mais eliminações na fase de grupos. Os dois caíram na fase quatro vezes, sendo que o Fla disputou o torneio 11 vezes e o Palmeiras 16.