Muito mais do que uma denominação genérica para janelas, portas, portões, entre outras aberturas da casa, as esquadrias podem ser consideradas como molduras que conduzem ao exterior de uma residência. Por estar entre os itens mais importantes de uma obra, a esquadria é também um dos mais caros, variando entre 9% a 18% do custo total de uma construção de alto padrão.
São muitos os tipos de esquadrias, entre as prontas (vendidas em lojas do ramo) e as feitas sob medida. O ideal é investir na que trará melhor desempenho para o seu projeto. O primeiro passo ao escolher o material de composição das esquadrias é conhecer as vantagens e desvantagens de cada um. A madeira, o ferro e o alumínio são os materiais mais comuns.
Alumínio
Quem procura resistência, deve optar por esquadrias de alumínio. São inúmeras as vantagens: resiste às condições do tempo, não oxida, não muda de estrutura, não precisa de pintura nem de tratamento antipragas. Apesar de tantas qualidades, este tipo de esquadria não é tão bonito quanto à madeira e barato como o ferro.
Vidro
Há a opção de usar, em uma porta ou janela, somente vidros temperados, com pequenas cantoneiras de alumínio em suas laterais. Oferecendo um visual clean, esse sistema é conhecido como “vitrine de loja” ou “blindex”. A desvantagem é a impossibilidade de realizar todos os tipos de aberturas com o vidro.
Madeira
O mais tradicional material, a esquadria de madeira traz um ar sofisticado ao ambiente. Além disso, é possível utilizar técnicas de pintura em seu acabamento ou mesmo usá-la ao natural. Os modelos prontos costumam ter baixo custo. Por encomenda é possível escolher o tipo de madeira, como a de lei, por exemplo, que encarece o projeto. As principais desvantagens deste material são a exigência de um tratamento antibrocas e cupins e impermeabilizante para que, quando molhada, não inche.
Ferro
Este é o material mais barato de esquadrias. Apesar disso, é pouco usado em cidades litorâneas devido à salinidade, que acelera o processo de oxidação do ferro. Pode ser facilmente moldado e oferece segurança desde que instalado em local adequado.
PVC
Aos poucos as esquadrias de PVC ganham o mercado brasileiro. Elas são duráveis, práticas na hora da limpeza, bonitas e possuem a precisão similar às de alumínio.
Deixe um comentário