Para apaixonados por passeios em meio à natureza, o Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, no município de Pedregulho, interior paulista, oferece cenários privilegiados. Classificado como Unidade de Conservação de Proteção Integral, o local tem como objetivo a preservação dos ecossistemas, das espécies vegetais e animais e dos seus habitats, dos sítios geomorfológicos e proteção das paisagens naturais de grande valor cênico, além de ser aberto à pesquisa científica e à visitação pública.
Devido ao seu relevo em forma de canyon, o parque estadual conta com várias cachoeiras, acessadas por meio de trilhas, geralmente de média a alta dificuldade. Possui também sete quedas d’água, sendo a Cascata Grande a maior delas com 142 metros de queda livre. Os mirantes são outros atrativos do lugar.
Em ambiente de cerrado, o parque abriga mais de mil espécies de animais, muitas endêmicas e outras ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda (suçuarana). Entre a flora, é possível identificar espécies como ipê, angico, paineira-rosa, jacarandá, jequitibá, peroba e cedro.
Trilhas a escolher
Os visitantes podem aproveitar ainda as trilhas, entre elas a Trilha do Mirante, com 1.364 m e indicada para todas as idades; a Trilha dos Macacos, com percurso de 800 metros em meio à Mata Atlântica, finalizando em uma cascata de 35m de altura; e a Trilha do Malta, com trajeto de 2.800 m, encerrando em uma cachoeira.
Serviço: Visitação pública de segunda-feira a domingo, incluindo feriados, das 8 às 16h. Para conhecer outras trilhas e atrativos do parque ligue para (16) 3171-1118 ou envie e-mail para [email protected], de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h