Teatro

Paixão de Cristo é encenada no Parque do Trabalhador nesta sexta-feira

25/03/2016
Paixão de Cristo é encenada no Parque do Trabalhador nesta sexta-feira | Jornal da Orla
A tradicional Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão será realizada nesta Sexta-Feira Santa (25), às 20h, no Parque do Trabalhador. Com a participação de 150 atores, entre elenco principal e figurantes, o espetáculo será apresentado ao ar livre pela Associação Incena Brasil, com direção artística de Emanuella Alves.
 
Os portões do Parque do Trabalhador serão abertos a partir das 19h e o ingresso será um quilo de alimento não perecível. Considerado um dos mais antigos do Estado, o espetáculo completa 47 anos de existência e integra o Calendário Oficial da Cidade.
 
Este ano, a produção terá como tema “Jesus – O Verbo que Habita em Nós”. “É um espetáculo sensível realizado a céu aberto, que tem como justificativa o significado humano, histórico, simbólico, poético e religioso. E por estas características, tanto a encenação dos atores quanto a estrutura física priorizarão o aspecto natural do espaço”, explica Emanuella Alves.
 
O elenco principal terá a participação dos atores Vidah Santos, interpretando Jesus; Angélica Magenta, como Maria; Cícera Carmo, como Madalena; Carlos Tousi será João Batista; Alex Cruz interpreta Caifás; Fernando Rino será Herodes; e ainda Rosane Paulo (Herodíades); Fábio Prado (Pilatos); Rose Vieira (Claudia) e Renan Martiña (Judas).
 
Histórico
A Encenação da Paixão de Cristo foi idealizada em 1969 por um grupo de jovens preocupados em movimentar a cena cultural da Cidade. Com apoio do Cônego Antônio Pedron, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lapa, e o incentivo da Prefeitura, eles realizaram a primeira encenação naquele ano na Avenida Nove de Abril.
 
Após essa primeira apresentação foi formado o Centro Organizador do Teatro Amador de Cubatão (COTAC), que por anos conduziu a preparação das encenações, sempre com a preocupação de envolver a comunidade. Nos primeiros espetáculos, um cortejo percorria a Avenida Nove de Abril, onde a cada parada eram apresentadas cenas da Paixão de Cristo. O espetáculo foi crescendo a cada ano e passou a ser encenado em outros pontos da cidade até estabelecer-se no Parque do Trabalhador.
 
Atualmente, com o advento da tecnologia, recursos técnicos foram incorporados à organização artística e à estrutura cenográfica. Hoje, as vozes dos atores são gravadas em estúdio, assegurando ao público uma maior compreensão do roteiro encenado.
 
A Encenação Paixão de Cristo é uma produção da Associação Incena Brasil, com apoio da Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
 
Serviço:
47ª Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão
Dia – 25 de março – Sexta-Feira Santa
Horário – 20h
Local – Parque do Trabalhador (Rua Salgado Filho, 249 – Jd. Costa e Silva)
Ingresso – um quilo de alimento não perecível