Baixada Santista

Mongaguá ganha veículo para atendimento de dependentes químicos

25/03/2016Da Redação
Mongaguá ganha veículo para atendimento de dependentes químicos | Jornal da Orla
A Prefeitura de Mongaguá recebeu um importante reforço no trabalho de prevenção e tratamento da dependência química. Isso porque a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (COED), contemplou o município com um veículo destinado ao atendimento desse público, que ficará à disposição da Diretoria de Assistência Social (DAS).
 
Como Mongaguá é parceira do Programa Recomeço, do Governo do Estado, teve direito a entrar na lista de doações, fruto de uma blitz contra o tráfico de drogas que culminou na apreensão de 36 carros. Os automóveis estavam em posse da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).
 
Para o diretor da DAS, Arnaldo Cândido da Silva, “trata-se de uma doação de suma importância para o trabalho que é desenvolvido em Mongaguá, pois facilitará os profissionais no dia a dia”. O diretor informa ainda que o veículo estará apto a circular tão logo a sua documentação seja liberada pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito).
 
Recomeço
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado para ajudar os dependentes químicos, principalmente os usuários de crack, oferecendo tratamento e acompanhamento multiprofissional ao paciente e aos seus familiares. As ações são coordenadas entre as secretarias Estaduais da Saúde, da Justiça e Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento Social e facilitam o acesso ao tratamento médico e apoio social e, quando necessário, a internação dos dependentes em centro de referência, incluindo comunidades terapêuticas e moradias assistidas.