Notícias

O santo do pau oco

27/02/2016Da Redação
O santo do pau oco | Jornal da Orla
A prisão do marqueteiro do PT, João Santana, e de sua mulher , Mônica, por envolvimento no escândalo da Operação Lava Jato, leva a crise para dentro do Palácio do Planalto. As consequências são imprevisíveis do ponto de vista político e reacendem a hipótese do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT),  tese que que vinha perdendo força nos últimos meses.
 
Mais que um simples marqueteiro de confiança, João Santana era uma espécie de conselheiro da presidente e, quem conhece Dilma, sabe perfeitamente que sempre foi muito pequeno o círculo de pessoas a quem ela ouvia. Santana era uma delas.
 
 A crise política que vai conduzindo o país para ao abismo ganha a cada dia novos e apimentados ingredientes. Onde vai parar só Deus sabe, mas é cada vez maior o número de políticos e empresários envolvidos com o governo que não dormem bem à noite, temendo visita indesejada ao raiar da luz do sol.
 
É bem possível que o ex-presidente Lula esteja entre os que necessitam de doses diárias de maracugina para desfrutar do sono dos inocentes. O cerco contra Lula vai se apertando a cada notícia relativa ao escândalo da Lava Jato, para desespero da cúpula do Partido dos Trabalhadores, que insiste em dizer que o ex-presidente é vítima de atroz perseguição política.
 
A revista Época, do Grupo O Globo, revelou recentemente que a Odebrecht recebeu US$ 7,4 bilhões do BNDES para obras no exterior. No mesmo período, a empresa pagou para Lula dar “palestras” em diversos países. Procuradores do Ministério Público Federal chegam a falar em “modus operandi criminoso” para obtenção de financiamentos públicos.
 
 Lula está cada vez mais enrolado e os episódios do tríplex no Guarujá,  e do sítio, em Atibaia, são café pequeno diante do que surge a cada dia. A verdade é que, por muito menos, José Dirceu foi passar uma temporada na Papuda. A teoria do “domínio do fato” valeu para Dirceu e não vale para Lula?
 
A sequência de escândalos arrasou a imagem do PT e de seu cacique maior, Lula, que hoje é rejeitado por 61% do eleitorado, segundo a última pesquisa de opinião. É cada vez maior o número de brasileiros que vê na “alma viva mais honesta do Brasil” um santo do pau oco.