Para pendurar quadros na parede não é só usar martelo e prego. Para que a tarefa tenha sucesso, sem quadros tortos ou composições confusas, existem algumas regras. O primeiro passo é observar a altura do teto e dos móveis antes de escolher o local para colocar os quadros. Não é necessário centralizá-los, mas, sim, observar o equilíbrio da composição.
Teste antes de furar
Antes de furar a parede, vale testar a posição dos quadros no chão ou recortar papel pardo do tamanho de cada quadro e fixar na parede com fita adesiva, simulando a peça.
Verifique a altura
Os quadros devem ser colocados sempre no nível da linha do olhar. Assim, se estiverem acima de um móvel, como o sofá, por exemplo, a distância do quadro para este móvel deve ser de 30 centímetros. Se a distância for contada do chão, a altura ideal é de 1,60 metro.
Destaque as obras de arte
Obras de arte de maior importância devem ocupar local de destaque. Coloque-a em uma parede vazia, se essa obra tiver um bom tamanho. Obras pequenas devem ser agrupadas e organizadas em uma só parede, observando a altura de 1,60 a partir do chão.
Banheiro e na cozinha
Pendurar quadros em locais que possuem tubulação e registros poderá danificar a obra por causa da umidade, ou em caso de possíveis vazamentos. Por isso, evite colocar quadros na cozinha e no banheiro.
Agrupe por temas
Separar os quadros por temas é uma tendência. É possível, por exemplo, eleger uma parede e colocar somente quadros de viagem, com obras e fotos e até mesmo incluir rótulos de bebida de um vinho que bebeu em algum lugar especial ou o ingresso de um museu que visitou.
Prego certo
Use parafusos com bucha ou pregos de aço. Não faça furos muito largos para que o quadro tenha firmeza na fixação. Fique atento aos quadros com moldura, pois, diferentemente dos painéis, eles necessitam de arame preso aos pistões, o que dará uma diferença de altura quando preso à parede.
Deixe um comentário