Os nomes dos nossos meses vêm dos romanos e eles são homenagens aos deuses cultuados por eles. Para eles, o ano tinha 304 dias, 10 meses lunares e 60 dias de férias no inverno, porque com o frio extremo muitas atividades ficavam paralisadas. O ano começava em Março, quando se inicia a primavera no hemisfério norte, e homenageava o deus Marte, senhor da guerra, muito cultuado pelos romanos que era um povo conquistador e guerreiro.
Foi o imperador Numa Pompílio, em meados do séc.VII a.C., que reformou o calendário acrescentando a ele os 60 dias de férias, tornando estes dias também produtivos. Surgem então mais dois meses – Januaris e Febriaris.
Júlio César, em 46 a.C., fez uma outra reforma no calendário romano, colocou janeiro e fevereiro para o começo do ano e somou mais 10 dias ao ano para chegar a um total de 365 dias. O mês de Fevereiro torna-se diferente por ter um menor número de dias, e tudo começa quando um dia é acrescentado ao antigo mês Quintilis (quinto mês a partir de março), que em homenagem ao imperador Júlio César começa a se chamar Julho, e passa a ter 31 dias. Então, fevereiro acaba por ficar com 29 dias.
Mais tarde, em 8 a.C, o nome do oitavo mês, Sextilis, foi trocado para Augustus, para homenagear o imperador César Augusto. Mas aí surge um outro problema, pois um mês que homenageasse Augusto não poderia ter 30 dias, enquanto o que homenageia César tinha 31. O imperador da época determinou então que Agosto também tivesse 31 dias. Como não seria possível aumentar o ano em mais 1 dia para poder resolver o problema, a solução foi retirar de algum outro mês, e novamente o escolhido foi fevereiro.
O ano de 2016 é bissexto, e já esclarecemos que a pessoa nascida no dia 29 de fevereiro não tem nenhum tipo de problema especial, ela pode fazer suas previsões e também sua revolução solar. Afinal, estas datas acabam por serem modificadas pelos homens e o que interessa em Astrologia é a posição em que os astros se encontram no céu no momento de um nascimento, e eles, os astros, não sofrem interferência de nenhum calendário criado pelo homem.
Orbitando…
Linguagem do Corpo – A escritora Cristina Cairo estará em Santos no dia 06 de março ministrando o curso Prosperidade, Amor e Saúde pela Linguagem do Corpo na Escola Santista de Astrologia e a próxima excursão para o Fenômeno do Algodão será dia 03 de março. Infs.: (13) 3284-9714 e 3394-9714.
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista o coreógrafo Douglas Rebelo que fala sobre o espetáculo Procurados que será apresentado no Teatro Guarany, em Santos. O programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
Fronteiras – Jadir Albino entrevista o diretor da Happy Science do Brasil, Murata Kenji, que fala sobre Prosperidade e espiritualidade juntasno Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
Arte de Viver – “Violência Doméstica” com a advogada Marília Bonavides é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, domingo às 20h e reapresentação sábado às 20h30.