Nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, a Prefeitura de Guarujá destinou a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim Progresso para atender as pessoas que sofreram alguma complicação devido à fumaça, provocada por um incêndio na Localfrio, ocorrido em 14 de janeiro. O pneumologista Ubiratan de Paula Santos, do Instituto do Coração (Incor), estará no local com sua equipe, para realizar atendimento clínico e diagnóstico mais especifico nessas pessoas.
Os pacientes foram selecionados a partir dos atendimentos nas unidades da rede da Secretaria de Saúde, internações e ainda numa busca ativa realizada casa a casa no Pae Cará, local com maior incidência.
“Neste momento, precisamos de um conjunto de dados para avaliar o impacto do incêndio. Pessoas que tiveram problemas respiratórios graves, com internação ou atendimento da urgência e emergência, principalmente as recorrentes, e os casos que agravaram ou os que surgirem, receberão atenção neste dia. Se for o caso, faremos até o encaminhamento para o Incor e uma apuração mais especifica”, explica o pneumologista.
Além das complicações, a seleção levou em conta também as pessoas que apresentaram sintomas característicos de obstrução pulmonar ou decorrentes, que integram um grupo de risco: idosos, crianças, gestantes e pacientes com doenças crônicas.
A Usafa Jardim Progresso fica na Rua Josefa Hermínia Caldas, 501. O atendimento para os usuários agendados em consulta normal na unidade será mantido normalmente.
Deixe um comentário