A estância turística margeada pelo Rio Paraitinga ficou famosa por seu carnaval de marchinhas, mas a pequena e histórica cidade, localizada entre os municípios de Taubaté e Ubatuba, tem muito mais a oferecer: um misto de tradição, religiosidade e encanto trazem uma aura especial à cidade, a cerca de 170 quilômetros da capital.
Uma de suas comemorações populares é a Festa do Divino Espírito Santo. Lá, os turistas também podem aproveitar os atrativos naturais da cidade, como o Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Santa Virgínia. Além de cinco trilhas, com variados graus de dificuldade, o lugar permite a prática de esportes aquáticos como o rafting. Há ainda outros atrativos como cachoeiras, quedas-d’água, passeios de bicicletas, arborismo, passeios de duck e entretenimento para crianças.
Centro histórico – O município, fundado em 8 de maio 1769, ainda mantém sua arquitetura colonial, resultando no maior acervo arquitetônico colonial de São Paulo. Ao todo, são 437 edificações preservadas na área urbana, todas tombadas pelo patrimônio histórico.
Entre os principais pontos da cidade estão a Casa e Museu Dr. Oswaldo Cruz, a Capela das Mercês, o Mercado Municipal e igrejas como a de Nossa Senhora do Rosário”. O visitante ainda pode aproveitar um passeio pela Destilaria Mato Dentro, acompanhando a fabricação da cachaça, o plantio da cana-de-açúcar, entre outros processos.