Notícias

Campanha do Ministério da Saúde reforça importância do uso do preservativo no Carnaval

30/01/2016Da Redação
Campanha do Ministério da Saúde reforça importância do uso do preservativo no Carnaval | Jornal da Orla
“Deixe a camisinha entrar na festa” é o slogan da campanha de Carnaval deste ano, lançada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de reforçar o uso do preservativo como a mais importante arma de combate ao HIV e Aids. Entre as peças estão filme, jingle para veiculação em rádios e versão estendida da música para os trios elétricos e carros de som. Foram investidos cerca de R$ 14 milhões na iniciativa.
 
O diferencial da campanha deste ano é que, a partir da Quarta-Feira de Cinzas, serão distribuídos folhetos nos postos de saúde e outdoors sobre a profilaxia pós-exposição (PEP). Trata-se de um procedimento que evita a proliferação do vírus caso o medicamento seja tomado em até 72 horas após a exposição, como nos casos de sexo desprotegido.
 
40 mil novos casos de Aids por ano
O Ministério da Saúde considera a epidemia no país estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,7 casos a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 40 mil casos novos ao ano. No Brasil, desde o início da epidemia de Aids, até junho de 2015, foram registrados 798.366 casos da doença.
 
Em 2015, o Brasil registrou recorde no número de pessoas em tratamento de HIV e Aids: 81 mil brasileiros começaram a se tratar, um aumento de 13% em relação a 2014, quando 72 mil pessoas aderiram aos medicamentos. De 2009 a 2015, o número de pessoas em tratamento no SUS aumentou 97%, passando de 231 mil para 455 mil pessoas. Isso significa que, em seis anos, o país praticamente dobrou o número de brasileiros que fazem uso de antirretrovirais. Atualmente, o SUS oferece, gratuitamente, 22 medicamentos para os pacientes soropositivos.