Coluna Dois

Quem não sabe respeitar o passado…

19/12/2015
Quem não sabe respeitar o passado… | Jornal da Orla
Em abril, Joãozinho foi demitido do Santos. Em maio, um texto publicado neste espaço lamentava o tratamento indigno que ele tinha recebido da direção do clube. A reação foi imediata. Modesto Roma e César Conforti, presidente e vice, chamaram Joãozinho para uma reunião, reconheceram que tinha havido um equívoco e determinaram a recontratação. Ele foi encaminhado ao superintendente Dagpberto dos Santos que ficou só de definir se ele voltaria para o sub-20 ou para o sub-23.

De lá pra cá uma série de idas e vindas a que alguém com a lindíssima história que Joãozinho tem no clube jamais poderia ter sido submetido. A maneira como o zagueiro, treinador e funcionário tem sido tratado pela gestão Modesto Roma é mais um motivo de preocupação para o torcedor em relação ao futuro do clube. Porque quem não sabe respeitar o passado, também não  sabe preparar o futuro. 

Como jogador, Joãozinho foi titular e capitão da equipe campeã paulista de 78, a do futebol discoteque de Juari, Pita, Nilton Batata e João Paulo, Como treinador, iniciou a montagem do time de Giovanni e Jamelli, que escreveu em 95 uma linda página da história alvinegra mesmo sem ter sido campeão. Como supervisor da base, conquistou o bicampenoato da Copa São Paulo 2013-2014.
 
Joãozinho está na história do Santos 
A recontratação deveria ter acontecido no início de outubro, depois do pagamento da última parcela da multa do Fundo de Garantia. Não aconteceu. Passou outubro, passou novembro, está passando dezembro e nada. Aliás, pior que isso. A injustiça cometida não é reparada e dá margem a boatos e fofocas que magoam o ex-jogador e prejudicam  a imagem dele. 

Entre todas as pessoas envolvidas, a única que se mostra empenhada em esclarecer a verdade e acabar com  o clima de fofocagem é Joãozinho, o que evidencia que ele não tem medo de nenhuma revelação desabonadora.  

Joãozinho está sendo aconselhado a procurar a justiça para reparação de danos morais. Se tomar essa decisão, deve considerar a alternativa de acionar os responsáveis por essa situação e não o clube que só tem a perder com esse tratamento indigno dado a uma pessoa que tanto contribuiu para a grandeza de sua história.   
 
Vaivém  
O Palmeiras continua contratando a todo vapor. Depois de anunciar três reforços na semana passada, o Verdão continua aumentando o elenco para 2016. Nesta semana, anunciou o meia Régis, do Sport, que também era alvo do Santos. O volante Jean, do Fluminense, também está acertado com o clube. Falta o Palmeiras acertar com o Flu. O São Paulo contratou o experiente treinador Edgardo Bauza, bicampeão da Libertadores por LDU (2008) e San Lorenzo (2013). O Corinthians fechou com o meia Marlone, destaque do Sport. 
 
Prioridades e voltas 
O Santos ainda não acertou com nenhum reforço para 2016, mas já pode pensar em usar os jogadores que voltaram de empréstimo. São eles: o zagueiro Jubal, os meias Elano, Pedro Castro e Patito Rodriguez, e os atacantes Lucas Crispim, Diego Cardoso e Stefano Yuri. O lateral-direito Rafael Galhardo deve voltar para o Peixe, já que as diretorias de Santos e Grêmio não chegaram a nenhum acerto até o momento. Dorival pediu nesta semana um zagueiro, um lateral, um meia, um ponta e um centroavante. 
 
Saídas 
O mercado chinês continua batendo na porta dos clubes brasileiros. O Santos está perto de perder dois jogadores para lá. O atacante Thiago Ribeiro, emprestado ao Atlético Mineiro, recebeu propostas que giram em torno de R$ 8,5 milhões. O Peixe tem 100% do atleta e o Galo receberia 20%  da venda por conta da “taxa de vitrine”. Geuvânio é outro que está em alta com os chineses. Um clube teria prometido salário anual de R$ 8,4 milhões para a revelação santista e um desfecho pode sair nos próximos dias.
 
País do surfe I 
A história foi reescrita. Depois de Gabriel Medina, o guarujaense Adriano de Souza é o novo campeão mundial da elite do surfe. Na etapa de Pipeline, no Havaí, ele conseguiu tirar a diferença do australiano Mick Fanning para se sagrar campeão. Ele contou com a ajuda de Medina, que eliminou o rival na semifinal. Mineirinho precisava bater Mason Ho na outra semi e o resultado, para a comemoração geral, aconteceu. Em clima de festa, os brasileiros se enfrentaram na final e Adriano coroou o título mundial em grande estilo, ao vencer Medina e levar o troféu de Pipeline para casa. 
 
País do surfe II 
O ano de 2015 foi mágico para o surfe brasileiro. Além do título mundial de Adriano de Souza, outros resultados significativos foram conquistados. Em 2016, o Brasil vai ter 10 surfistas disputando a elite mundial. Confira outros dados:  

 Campeão Mundial da WSL – Adriano de Souza
 Campeão de Pipe Master – Adriano de Souza
 Campeão do Triple Crown – Gabriel Medina
 Maior vencedor de etapas – Filipe Toledo
 Revelação do ano – Ítalo Ferreira
 Campeão do WQS (divisão de acesso) – Caio Ibelli
 Campeão Mundial Sub-16 – Samuel Pupo
 Campeão Mundial de Stand Up Paddle – Caio Vaz