“Ano que vem vou estar no Rio de Janeiro para mostrar que Santos tem samba no pé”. A animação é do coletor de lixo Jenailton Melo, 38 anos, da Terracom, vencedor entre os homens do Prêmio Passista Santista – Carnaval 2016, cuja final foi realizada quarta (16) no Cais Milton Teixeira (Vila Mathias). A mesma empolgação já contagia a auxiliar de limpeza do Pronto Socorro Central, Joelma Macena, 30, da Prodesan, primeira colocada entre as mulheres. “Estou muito feliz. Vai ser muito bom representar a cidade e eu vou agitar a galera”.
Além dos dois, também irão desfilar pela Grande Rio – escola de samba carioca que homenageará Santos no Carnaval de 2016 – os profissionais da limpeza Luiz Santos e Wilton Aguiar, respectivos segundo e terceiro lugares no masculino, e Elisangela Lopes e Regiane Fernandes, segunda e terceira colocadas no feminino. Os seis foram selecionados por sete jurados técnicos (coreógrafos, professores de dança e carnavalescos), vão ter o transporte gratuito de ida e volta ao Rio, seguro viagem e lanche a bordo. Também poderão levar um acompanhante cada, os quais assistirão ao desfile da arquibancada.
“Esta homenagem premia este time que vale ouro, que deixa nossa cidade limpa e gostosa para se viver”, ressaltou o vice-presidente do Conselho do Samba, Heldir Lopes Penha (Aldinho). “Desejamos um excelente Carnaval a todos os profissionais da limpeza, que tenhamos um belíssimo desfile e Santos seja mais uma vez projetada para o mundo”, complementou a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos, Maria Ignez Pereira Barbosa.
O Prêmio Passista Santista é uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias de Comunicação e Resultados (Secor) e de Cultura (Secult) e do Fundo Social, com patrocínio da Mendes Tur e Central de Fretes Transportes e Turismo.