Bonitos e resistentes, os pisos de madeira não saem de moda e conferem certa elegância aos ambientes. Mas para que fiquem com cara de novos por muito tempo são necessários alguns cuidados, que vão desde a instalação até a limpeza diária, para evitar manchas, riscos, empeno, entre outros.
Piso x carpete de madeira
Existe diferença entre o carpete e o piso de madeira. O primeiro é composto por aglomerado, compensado ou MDF, cuja superfície é coberta por uma lâmina de madeira. Este modelo não oferece resistência a impactos, manchas ou riscos. Já o piso é feito de madeira maciça. Mais, resistente, ele pode até ser lixado.
Instalação
Como são produtos naturais, esses pisos e carpetes absorvem umidade e podem expandir ou encolher de acordo com a época do ano. Daí a importância de deixar um espaço entre o piso e a parede durante a instalação para que, caso haja expansão, exista uma área suficiente para que a superfície de madeira se acomode, sem empenar.
Pouca água, por favor!
A limpeza de ambos é igual: pano úmido, bem torcido, embebido em uma solução de água com pouco detergente. Recomenda-se passar um pano seco logo em seguida. Nunca use água em abundância para não danificar o piso. Quanto aos produtos de limpeza, evite os mais abrasivos, como querosene, solventes e álcool.
Cera
Há quem goste de encerar o piso, mantendo-o brilhante e cheiroso. Porém, alguns tipos de superfície não precisam de cera, justamente para que não se crie uma camada gordurosa que dificulte a limpeza diária. O ideal é observar as instruções do fabricante para saber se o tipo de piso pode receber o produto.
Evite riscos
Depois da água, os pés dos móveis são os principais inimigos desses pisos e carpetes. Por isso, coloque protetores de feltro em toda a mobília para evitar riscos. Na hora da limpeza, evite arrastar os móveis para que as lâminas de madeira não se soltem.
Deixe um comentário