Cinema

Cine Arte recebe semana dedicada a Godard

09/12/2015
Cine Arte recebe semana dedicada a Godard | Jornal da Orla
O cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard completou 85 anos no último dia 3 de dezembro e continua em plena atividade. Para homenageá-lo, entre esta quinta-feira (10) e o próximo dia 16, o Cine Arte Posto 4 realiza a ‘Semana Godard’, mostra que reúne quatro filmes marcantes da carreira do diretor, que ficam em cartaz diariamente, em sistema de rodízio. A programação ocorre às 16h, 18h30 e 21h.

O público pode prestigiar ‘O Desprezo’ (1963), considerado um dos melhores filmes da ‘Nouvelle Vague’ (Nova Onda), que traz Brigitte Bardot no elenco; ‘O Demônio das Onze Horas’ (1965), que reúne os atores Anna Karina e Jean-Paul Belmondo; ‘Je Vous Salue Marie’ (1984), marcado por uma grande polêmica com a igreja católica, com exibições proibidas no Brasil; e ‘Adeus à linguagem’ (2014), o mais recente, que recebeu o prêmio do júri no Festival de Cannes do ano passado. 

A ‘Semana Godard’ tem apoio da Embaixada da França no Brasil, Aliança Francesa de Santos, Cine France, Institut Français e Museu da Imagem e do Som. Realização da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio da Coordenadoria de Cinema (Cocine).
 
O cineasta
Um dos nomes mais importantes do cinema francês, Jean-Luc Godard sempre foi controverso. Criado na Suíça, estudou Etnologia na Universidade Sorbonne, em Paris. Godard começou carreira como crítico de cinema no jornal La Gazette du Cinema e na famosa revista Cahiers du Cinéma. Nessa época começou a fazer seus primeiros filmes de curta-metragem, juntamente com o François Truffaut. 

Logo depois ele e Truffaut resolveram partir para a direção de longas-metragens e, juntamente com Claude Chabrol, Eric Rohmer, Jacques Rivette e Agnés Varda, iniciaram um movimento conhecido como ‘Nouvelle Vague’ (Nova Onda), que veio para quebrar paradigmas da linguagem impostos pela forma clássica de se fazer cinema.
 
Serviço:
Semana Godard
Quinta-feira (10) até quarta-feira (16). 16h, 18h30 e 21h.
Cine Arte – Posto 4. Orla do Gonzaga.
Entrada: R$ 3.