Segundo o profissional, o kettlebell é usado pelas pessoas que buscam condicionamento físico, proporcionando o aumento de massa muscular, equilíbrio da musculatura, perda de peso, fortalecimento e enrijecimento, além de melhorar a performance esportiva para atividades como: corrida, remo, ciclismo e lutas em geral. “O acessório trabalha várias partes do corpo como posterior de coxa, glúteos, paravertebrais, core e deltoides. Se for trabalhado corretamente, o treino será bastante completo”, comenta Alessandro Brufato.
O segredo do equipamento originado da Rússia, é que, ao contrário da musculação, o principal benefício é distribuir as forças de resistência dos exercícios entre diferentes articulações e musculaturas. “O kettlebell proporciona movimentos rápidos e contínuos com uma intensidade forte. Por isso, podemos afirmar que uma aula de 30 minutos, por exemplo, pode queimar até 400 calorias”, explica o professor da Bio Ritmo.
O especialista Alessandro Brufato montou um treino para aqueles que querem apostar no equipamento. “Antes de tudo, deve ser feito um aquecimento contendo movimentos de deslocamentos, alongamentos dinâmicos e preparação do core, com duração de cinco a sete minutos. Esta série terá quatro repetições de 45 segundos e um minuto de descanso”, orienta ele.
Os exercícios são:
– Agachamento com arremesso: execute um movimento de agachamento e, na fase concêntrica (subir), faça um arremesso para cima com bastante força, mas sem soltar o acessório no ar.
– Avanço com deslocamento: com os kettlebels em mãos, um de cada lado e paralelos ao corpo, execute o movimento de avanço: focando em uma determinada direção, dê uma passada bem larga afundando o tronco em seu ponto máximo, quase tocando o outro joelho no chão. “Na volta, execute uma corrida segurando os acessórios. Isso irá acelerar o metabolismo e a queima calórica”, explica Alessandro.
Confira os seis benefícios kettlebell, indicados pelo especialista da Bio Ritmo:
– Melhora e aumento de resistência, força e potência.
– Possibilita o trabalho unilateral gerando um maior equilíbrio da musculatura.
– Como os movimentos são livres, faz com que as musculaturas do core e paravertebrais trabalhem de maneira sinérgica.
– Melhora da funcionalidade do corpo em relação aos movimentos.
– Pode ser praticado na academia, parque ou em casa.
Deixe um comentário