Um paraíso na terra. Assim pode ser definida a Vila de Jericoacoara, localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza, no Ceará. Com praias exuberantes, Jeri, como é carinhosamente chamada pelos nativos, tem o status de Parque Nacional desde 2002, o que garante que suas belezas naturais sejam preservadas. A beleza desse santuário ecológico impressiona a todo o momento: lagoas de água doce e salgada, praias entocadas, rochas esculpidas pelo vento.
Praias
A Praia de Jericoacoara projetou a cidade para o mundo, sendo um dos destinos mais visitados no Ceará. O local tem fácil acesso, águas calmas, além de bares e restaurantes. Quem visita Jeri para a prática de surfe, opta pela praia da Malhada, que fica no caminho de Pedra Furada. Vale a pena esticar o passeio até a praia do Preá, a 12 quilômetros de Jeri.
Duna do Pôr do Sol
A Duna é escolhida por nativos e turistas para celebrar o pôr do sol, espetáculo tradicional em Jeri, que começa por volta das 17h30. Fica ao lado da aldeia central e oferece uma vista deslumbrante de Jericoacoara. Os visitantes aproveitam para descer a duna praticando o sandboard- esporte em que se desliza do alto de uma duna em uma prancha, fazendo manobras radicais.
Parque Nacional
O Parque Nacional de Jericoacoara está localizado no município de Jijoca, entre Preá e Mangue Seco. Para quem gosta de aventura, é possível voar de ultraleve sobre todo o parque, com vista panorâmica perfeita de dunas, lagoas e vegetação rasteira. O passeio também pode ser feito a cavalo, de buggy ou ainda uma caminhada ecológica até as lagoas Azul e Paraíso.
Lagoas
A visita às lagoas de Jericoacoara são passeios obrigatórios. A principal é a Lagoa de Jijoca, que se divide em duas: Lagoa Azul, rústica, com bancos de areia e água límpida, e a Lagoa do Paraíso, de coloração mais bonita, com redes montadas dentro da água para visitantes. Jeri possui também as lagoas da Tatajuba e do Coração.
Esportes
Em Jeri faz sol o ano inteiro e os ventos, constantes entre julho e novembro, possibilitam a prática de esportes como o kitesurf, vela e o windsurf, tradicional atividade praticada no local desde os anos 80. Os visitantes também podem se aventurar nas dunas a bordo de buggys ou quadriciclos.
Pedra Furada
A Pedra Furada é o cartão-postal da vila. Trata-se de um grande arco de pedra esculpido em uma rocha localizada no mar. Para chegar a ela, o ideal é aguardar a maré baixa. Durante a caminhada à beira-mar, é possível ver cavernas e piscinas naturais. Nos dias de maré alta, caminhe pelo Serrote, morro alto que possibilita a vista de cima da Pedra.