Notícias

Insônia: conheça os alimentos que melhoram a qualidade do sono

17/11/2015Da Redação
Insônia: conheça os alimentos que melhoram a qualidade do sono | Jornal da Orla
A rotina moderna exige muito de nossos corpos e mentes, e só uma boa noite de sono profundo e revigorante podem recarregar as energias para um novo dia.

A manutenção da saúde também está diretamente relacionada à qualidade do sono: enquanto o corpo e a mente relaxa, o organismo continua exercendo muitas funções metabólicas, como por exemplo a produção de alguns hormônios importantes, somente enquanto dormimos.

Quem sofre de insônia sabe bem como a privação do sono pode prejudicar o desempenho físico e mental ao longo do dia: dores de cabeça, dificuldade de concentração, dores nas costas e até apetite desregulados são sintomas comuns para quem não dormiu suficientemente bem.

Além de alguns bons hábitos, como manter o quarto escuro, silencioso e aconchegante, com colchão adequado para o seu tipo físico em uma superfície confortável, e a prática de exercícios físicos, alguns alimentos também são aliados na batalha contra insônia.

Os alimentos amigos sono
Graças aos seus nutrientes e suas propriedades químicas, alguns alimentos ajudam o corpo a melhorar a qualidade do sono:

Linhaça
Rica em ômega 3, substância que age no sistema nervoso melhorando o humor, a irritabilidade e até a depressão, já que age na manutenção dos neurotransmissores do cérebro e o ajudam a relaxar mais para dormir melhor.

Banana
A fruta conta com nutrientes como o magnésio e as vitaminas do complexo B, que entre outras funções, ajudam o cérebro a produzir a serotonina, substância responsável pelo relaxamento.

Aveia
Além de ser uma rica fonte de fibras, a aveia também conta com grandes quantidades de triptofano em sua composição. Essa substância também auxilia a produção da serotonina, que vai atuar no sistema nervoso e ajudar no relaxamento do cérebro.

Maracujá
As propriedades calmantes da fruta já são popularmente reconhecidas. Um de seus componentes que já teve sua ação relaxante comprovada é a passiflora, presente nas sementes do maracujá. Esse componente ajuda no controle da pressão sanguínea e ajuda a pegar no sono.

Couve
Riquíssimo em minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento dos músculos, o consumo regular de couve garante os nutrientes que ajudam a combater as tensões e dores musculares que podem atrapalhar o sono.