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Restrições na publicidade em favor da alimentação saudável

14/11/2015Da Redação
Restrições na publicidade em favor da alimentação saudável | Jornal da Orla
Leites artificiais, mamadeiras e chupetas são prejudiciais para crianças que estejam sendo amamentadas. Entre os problemas, estão o aumento do risco de doenças como diabetes e deformidades na arcada dentária. 

Mas, diante da avalanche de produtos deste tipo disponíveis, o Ministério da Saúde decidiu regulamentar a publicidade do segmento. 

As fábricas de produtos farináceos, fórmulas, papinhas, leites artificiais, mamadeiras, bicos e chupetas estão proibidas de fazer qualquer ação promocional, como publicidade, descontos, brindes e exposições especiais no supermercado. O lançamento de novos produtos, com distribuição de amostras grátis aos profissionais de saúde, somente poderá ser feito 18 meses após o registro na Anvisa.

As embalagens também terão que se adaptar às novas regras. Fica proibido, por exemplo, utilizar fotos, desenhos, representações gráficas ou textos que induzam ao uso, como “baby”, “kids”, “ideal para o seu bebê”, entre outros, bem como personagens de filmes, desenhos ou simbologias infantis.

Além disso, cada um dos produtos terá um aviso nas embalagens sobre a idade correta para o consumo e o alerta para a importância da amamentação para a saúde da criança. No caso dos bicos, mamadeiras e chupetas, os avisos sempre terão uma advertência sobre o prejuízo que pode causar ao aleitamento materno a utilização desses produtos.