Notícias

Chefe de Papinha ensina a preparar alimentação saborosa e saudável

14/11/2015Da Redação
Chefe de Papinha ensina a preparar alimentação saborosa e saudável | Jornal da Orla
Foi a vontade de oferecer uma alimentação caseira e saudável à filha que a jornalista e cozinheira profissional Nathália Donato começou a desenvolver receitas próprias de “papinhas”. A experiência deu tão certo que ela passou a compartilhar seu conhecimento, ministrando cursos e preparando lancheiras, refeições familiares e uma linha de comidinhas caseiras. 

Segundo ela, é fundamental diminuir o consumo de alimentos industrializados, preferindo-se uma alimentação saudável, desde a introdução das papinhas na vida do bebê.

“Mas o preparo dessas primeiras refeições requer conhecimento e cuidados específicos, para que esse contato seja prazeroso e saudável para toda a família”, alerta.

Nos cursos que ministra, com o suporte da nutricionista Nathália Guedes, são detalhados os principais pontos da introdução alimentar, como frutas, refeição principal, líquidos, alimentos permitidos e proibidos. O próximo acontece na terça-feira (17), das 19 às 21h. “Os participantes aprenderão a preparar uma papinha completa, feita na hora”, completa.

Nathália Donato, criadora da Chefe de Papinha, irá tirar dúvidas comuns à maioria dos pais, que, muitas vezes, saem do consultório do pediatra confusos diante dessa missão. “Fazemos essa ponte para facilitar o trabalho dos pais, oferecendo informações para que façam escolhas conscientes. Todo o trabalho é norteado pelas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria”, resume a Chefe de Papinha.

Entre os mitos relacionados à introdução alimentar, e que são esclarecidos no curso, estão o uso ou não de sal nas papinhas, a escolha entre suco ou fruta in natura e a consistência da refeição. “A partir dos seis meses, a papinha precisa ter todos os grupos alimentares e ser bem amassadinha, mas sem peneirar ou processar”.

Acostumada a transmitir esses conhecimentos a mamães, avós e babás que lidam com bebês, Nathália Donato destaca que com as dicas é possível também planejar as refeições do bebê a longo prazo, congelando as papinhas em potinhos e prevenindo-se para viagens e passeios. “Não é muito difícil criar bons hábitos alimentares. A gente pode levar uma pera e uma colher na bolsa, por exemplo, e oferecer uma fruta fresca para o bebê, em qualquer lugar, sem muito trabalho”.

Podem participar mães sozinhas ou o casal. O curso é pago, apostilado, terá a presença da nutricionista da Chefe de Papinha, Nathália Guedes, e será realizado à Rua Nabuco de Araújo, 97, no Boqueirão, em Santos. As vagas são limitadas e para reservá-las é preciso fazer inscrição pelo e-mail [email protected].