O pássaro tsuru faz parte de uma lenda japonesa que diz que quem fizer 1000 origamis (dobraduras japonesas) com o formato do animal e tiver o pensamento voltado para a realização de um desejo, conseguirá realizá-lo. Confeccionando os tsurus desde os 16 anos, Daniel já ultrapassou este número, e com um detalhe – é deficiente físico – possui uma deformidade óssea que fez com que os seus membros superiores ficassem mais curtos.
Natural de Teixeira de Freitas (BA), o ascensorista do Hospital Ana Costa, que atua no complexo há 5 anos, surpreende os funcionários e pacientes do local com a perfeição em que realiza as suas dobraduras.
No início, Daniel conta que aprendeu a elaborar o pássaro através de um amigo. Depois, começou a presentear os colegas de trabalho e quem passava pelo elevador com os origamis.
“Fico feliz quando os presenteio. Já ganhei um livro de uma paciente sobre as dobraduras, papéis específicos para elaborá-las… são tantas situações e perfis diferentes que vejo todos os dias! A troca é bastante positiva”, comenta. “Um dos significados do tsuru, por exemplo, é de que ele traz boa sorte”, diz Daniel.
Até o ano passado, o artista confeccionava apenas a ave. De lá para cá, começou a fazer outros tipos de origamis e os apresentará na “Arte em Papel”. “Destaco dois – um faz menção ao Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata e ao Outubro Rosa, terminado recentemente, e que tem um trabalho forte voltado ao câncer de mama. As dobraduras estão representadas em formato de coração. Acredito, que, de alguma forma, se completam”, conta.
As mãos de Daniel não se limitam apenas a elaboração dos origamis. O ascensorista também surpreenderá o público com os seus mangás, desenhos comuns na cultura japonesa e que possui vários adeptos pelo mundo. “Eles também estarão na exposição. Comecei a desenhá-los aos 8 anos, inspirado pelo meu irmão”, diz.
Ele, que é o filho mais novo de 4 irmãos, vive hoje com a mãe e a irmã. “Elas adoraram saber da novidade e estão muito orgulhosas! Todos os meus amigos e familiares estão bastante ansiosos pela exposição”, conta.
Daniel deixa uma mensagem de incentivo para o público. “Não importa a dificuldade. Tudo tem uma saída. Não é preciso estar fechado para a vida. É importante escolher um caminho certo para ser feliz”, diz.
SERVIÇO
Exposição Arte em Papel
Data: 09/11 a 09/12
Horário: 7 às 21h
Local: Espaço Cultural Ana Costa
Endereço: Rua Pedro Américo, 42, Santos.
Entrada Gratuita
Deixe um comentário